Templos e casas de religião isentos do pagamento de água e esgoto
Templos e casas de religião de Pelotas estarão isentos do pagamento de água, a partir de março, quando entrar em vigor o novo sistema de cobrança por consumo medido do Sanep. Emenda ao projeto de lei do Executivo, que alterou a cobrança, foi apresentada pelo presidente do Legislativo, Ademar Ornel (DEM), em conjunto com os vereadores Salvador Ribeiro (PMDB), Waldomiro Lima (PRB) e Tenente Bruno (REDE).
Para chegar à proposta, os parlamentares se reuniram com a Associação dos Pastores Evangélicos e as casas religiosas afro-umbandistas, que pediram o apoio do Legislativo.
Para Ademar Ornel, a aprovação é uma conquista para as entidades religiosas.“Grande parte enfrenta dificuldades financeiras e conta com o apoio dos fiéis para realizar atividades sociais e beneficentes”, disse o parlamentar.
Parceiro na redação da emenda, o vereador Tenente Bruno disse que o papel social desenvolvido pelas casas religiosas é fundamental para a sociedade. “Ao atrair os jovens para atividades como o esporte, a informática, para a presença nos cultos, estamos retirando nossos jovens das ruas e da violência”, explica o parlamentar.
O presidente do Legislativo explicou que, para evitar qualquer questionamento na discussão e votação da matéria no Legislativo, a emenda foi negociada com o prefeito e reeencaminhada pelo Executivo para sanar qualquer vício de iniciativa.
Os estabelecimentos que ainda não estiverem no cadastro do Sanep devem procurar a autarquia para se cadastrar e poder receber o benefício.