Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

Theatro Sete de Abril ganha nova marca no 187° aniversário

03 dezembro
09:21 2021

No dia que completa 187 anos desde a sua fundação – 2 de dezembro de 1833 –, o Theatro Sete de Abril ganha uma nova identidade visual. A representação, que identifica o local com simplicidade, foi desenvolvida por meio de uma parceria com o Laboratório de Design da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Uma imagem estilizada da fachada do primeiro teatro construído no Rio Grande do Sul e um dos mais antigos do Brasil (logomarca), com algumas variações na posição das letras (logotipo) –, nas cores branca e rosa claro, a fim de ampliar as possibilidades de uso da marca, compõem a nova identidade visual, que passa a ser utilizada a partir de agora.

A Diretoria do Theatro destaca que a data de aniversário também tem outros motivos para ser celebrada. A segunda e última etapa do restauro da estrutura do prédio, localizado na Praça Coronel Pedro Osório, em execução pela Construtora Biapó Ltda, vencedora da licitação, desde setembro de 2019, está em fase de conclusão. Resta apenas a instalação de um gerador e a previsão é que esteja concluída até o final do mês. Além disso, o diretor do Sete de Abril, Giorgio Ronna, conta que há boas perspectivas para a aquisição dos equipamentos de luz e de som, mobiliário (poltronas, e outros) e climatização, orçados em cerca de R$ 6 milhões.

“Acreditamos que será possível abrir as portas para a comunidade e colocar nosso teatro em funcionamento entre maio e julho de 2022”, antecipa.

Identidade visual foi desenvolvida pelo Laboratório de Design da UFPel

Ronna recorda que, em visita à obra, há dois meses, o diretor do Departamento de Projetos Especiais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Arlindo Lopes, sinalizou a possibilidade de o Iphan financiar parte dos recursos necessários e a prefeita Paula Mascarenhas cogita parcerias com empresas, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, para conseguir o aporte que ainda falte.

Outra novidade que deve se concretizar em 2022 é a abertura de um edital para oferecer três residências a companhias de teatro, dança e circo. “A ideia é ter três estreias de produções do Sete, após um ano da reabertura, além de outros projetos subvencionados pela entidade”, explica Ronna. Ele diz que, após a reabertura, o Sete de Abril será um espaço de produção de conhecimento e profissionalização em diversas áreas de atuação das artes cênicas e estará muito mais próximo da comunidade, aberto aos projetos locais.

Homenagem

A Associação dos Amigos do Sete de Abril (Amasete), em parceria com o Coral da UFPel e com o apoio da Secult/Theatro Sete de Abril, exibirá, a partir desta quinta-feira (2), pelo canal do Coral da UFPel no YouTube, o vídeo “Baile de Máscaras”, gravado na quarta-feira (1°) nas dependências do Theatro. Tema-enredo do Carnaval de 1984 da Escola Carnavalesca Academia do Samba, o vídeo contou com a participação de integrantes da entidade, sob regência do professor  Leandro Maia,  da UFPel.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções