Três clubes estão punidos
Brasil, Grêmio e Glória não poderão fazer em casa 1º jogo do Gauchão
Três equipes vão começar a disputa do Campeonato Gaúcho (primeiro jogo como mandante) em campo neutro. Brasil, Grêmio e Glória têm que cumprir pena por conta de punição pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD). Aimoré, Veranópolis e São Paulo terão que liberar seus estádios justamente na semana de abertura da competição.
Ninguém foi mais prejudicado do que o Brasil. Sem poder jogar no Bento Freitas – a não ser que fosse de portões fechado -, o time xavante irá enfrentar o Grêmio, domingo, no Centenário em Caxias do Sul. Isso representa praticamente uma inversão do mando de campo. O adversário terá a maioria dos torcedores no estádio. Isso se mostra através do número de ingressos que serão colocados à venda: 12 mil para os gremistas e seis mil para os xavantes.
Mas quem deu motivo para isso foram alguns torcedores do Brasil, que brigaram entre si, gerando uma confusão, no intervalo do jogo contra o Inter pelas semifinais do Gauchão do ano passado no Aldo Dapuzzo, em Rio Grande. A pena inicial era da perda do mando de campo de dois jogos, mas foi reduzida para uma partida no julgamento do recurso pelo Pleno do TJD.
Na segunda rodada, o Grêmio vai jogar com o Aimoré no Estádio do Vale, dia 4 de fevereiro, por causa do vandalismo de alguns torcedores que quebraram cadeiras no Beira-Rio na partida decisiva do Gauchão 2015. Já o Glória não poderá fazer em casa a partida de retorno à primeira divisão. Vai jogar sábado com o Veranópolis nas Castanheiras em Farroupilha.
Já Veranópolis, Aimoré e São Paulo necessitam liberar o estádio. O time de São Leopoldo é o único que joga em casa na primeira rodada, domingo, diante do Lajeadense.