UBAI NAVEGANTES : Novos serviços a partir de agosto
A Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) Navegantes passará a oferecer, a partir do mês de agosto, diagnósticos através de exames laboratoriais aos pacientes. O serviço será um importante reforço nos atendimentos da Unidade, que completa seis anos de funcionamento no próximo mês, com quase 230 mil pacientes atendidos. Exames de sangue (hemograma), fezes e urina serão oferecidos para diferentes tipos de análise.
Em 2016 – contabilizando registros até o dia 14 de julho – a Unidade já havia prestado 23 mil atendimentos à população, com média de 124 pessoas por dia. Segundo a coordenadora da Ubai, Cristiane Lima, houve uma queda de 50% na procura por auxílio médico na Ubai durante os primeiros dias de funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal – no início deste mês. “Agora, a procura já voltou ao normal – com maior intensidade após as 18h – e seguimos atendendo a nossa média diária com pacientes de menor gravidade (verde) e prioritários (amarelo), visando dar suporte e retaguarda à UPA e ao Pronto Socorro de Pelotas (PSP)”, afirma Cristiane.
Casos de asma, bronquite, diabetes, infartos e ferimentos lideram os atendimentos realizados na Ubai, que funciona diariamente das 8h às 23h, inclusive aos sábados, domingos e feriados.
A Ubai conta com eletrocardiograma, leitos de observação, sala de triagem, sala de emergência e faz parte do Programa de Controle de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), com exames na hora de HIV, sífilis, hepatite B e C. Em casos de resultado positivo, o paciente recebe a medicação na própria Unidade.
CLASSIFICAÇÃO DE RISCO
A Ubai utiliza o Protocolo de Classificação de Risco para triagem dos casos e tem capacidade para atender pacientes que se enquadram nas cores amarelo e verde – que não têm risco iminente de morte -, antes de encaminhá-los ao Pronto Socorro e/ou unidades hospitalares, o que contribui para diminuir o fluxo do PSP.
NÚMEROS DA UBAI NAVEGANTES
Desde 2010, quase 230 mil pessoas foram atendidas na UBAI. Nos seis anos de funcionamento, os números estão divididos em:
- 2010 – 10.756 atendimentos
- 2011 – 36.973 atendimentos
- 2012 – 27.449 atendimentos
- 2013 – 45.612 atendimentos
- 2014 – 35 mil atendimentos
- 2015 – 50 mil atendimentos
- 2016 – 23 mil atendimentos – até 14 de julho.
EQUIPE
A equipe conta com sete médicos: dois pela manhã, dois à tarde, e três no turno da noite (dois clínicos adultos e um pediatra); 10 enfermeiros; 10 técnicos de enfermagem; três oficiais administrativos e duas funcionárias para serviços gerais.
A técnica em enfermagem Silvana Fagundes, atua há um ano e meio na Unidade e afirma que a rotina da urgência e emergência fornece grande aprendizado. “Apesar da pressão diária eu estou muito satisfeita com o serviço que oferecemos aqui, nós superamos as dificuldades para atender da melhor maneira possível”, destaca.
No mês de junho, a Ubai firmou parceria até o final do ano com o Samu para capacitar a equipe de técnicos em enfermagem no atendimento de primeiros socorros aos pacientes que chegam à Unidade.