UBS Areal : Reforma contou com o projeto Mão de Obra Prisional
Vinte prédios da Secretaria de Saúde (SMS) revitalizados em 30 meses é a marca que o projeto Mão de Obra Prisional no SUS (MOP) alcançou com a reinauguração da UBS Areal I sexta-feira. Com o investimento de aproximadamente R$ 18 mil e o empenho de cinco apenados do Regime Semi-Aberto, a infraestrutura do local recebeu pintura interna e externa, troca do revestimento cerâmico e das telhas danificadas, instalação de calhas para evitar infiltrações, nova identificação visual e jardinagem. A unidade tem gestão compartilhada entre a SMS e a Universidade Católica de Pelotas (UCPel).
O mobiliário também foi revitalizado, mas de dentro do Presídio Regional de Pelotas (PRP), onde os detentos do Regime Fechado renovaram todos os artigos da UBS que precisavam de reparos.
“Cada vez mais me encanto com essas parcerias qualificadas e um trabalho tão dedicado. O MOP só nos traz orgulho e satisfação, pois é graças a eles que, a cada um mês e meio, temos uma nova estrutura reformada”, afirmou a prefeita Paula Mascarenhas.
A intervenção durou 60 dias e aconteceu com a unidade em funcionamento, uma das principais características da proposta de ressocialização que atua desde 2015.
“Vivemos um momento muito especial com um projeto que venceu resistências, rompeu paradigmas e comprovou as possibilidades de se reinventar que podem ser encontradas durante as crises”, observou o fundador do MOP e coordenador do programa Segunda Chance, Leandro Thurow.
A requalificação da UBS terá reflexos diretos na melhoria do atendimento. A UCPel é responsável por reforçar o quadro de profissionais com médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e recepcionistas.
“Com muito orgulho, firmamos mais uma parceria, pois priorizamos a qualidade do ensino com a qualidade da assistência. Este é o nosso grande desafio e aqui comprovamos isso ao acabar com as fichas e fazer nosso trabalho com o acolhimento”, declarou o professor de Medicina e médico da UBS, Cayo Lopes.
As equipes atuantes na UBS, o vice-prefeito Idemar Barz, os secretários da Saúde, Ana Costa, de Cultura, Giorgio Ronna, o futuro secretário de Recursos Humanos, Abel Dourado, e os assessores especiais Sadi Sapper e Fábio Machado acompanharam a solenidade, assim como o diretor do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel), Edevar Machado Júnior, e o vereador Luiz Henrique Viana (PSDB).
Atendimento
A UBS Areal I está localizada na rua Apolinário de Porto Alegre, 290. Os atendimentos são oferecidos das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min.