Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

UFPel : Curso aborda impactos da pandemia na saúde mental da população

UFPel : Curso aborda impactos da pandemia na saúde mental da população
25 junho
09:06 2020

Iniciam nesta semana as atividades do Curso de Atualização de Saúde Mental em Emergências Humanitárias, como a pandemia de COVID-19. O curso é organizado pelo Grupo de Pesquisa Enfermagem, Saúde Mental e Saúde Coletiva da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e tem 470 participantes inscritos, dentre alunos de pós-graduação de vários estados do país, profissionais de saúde e da educação – como enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, médicos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, docentes e pedagogos.

O objetivo é desenvolver conhecimentos científicos acerca dos principais impactos sobre a saúde mental das pessoas decorrentes da emergência humanitária que se vivencia: a pandemia de COVID-19. A iniciativa é coordenada pela professora Luciane Prado Kantorski, com coordenação adjunta da professora Valéria Cristina Christello Coimbra.

Conforme a organização do curso, o cenário complexo atual contribui para o aumento do sentimento de insegurança da população e pode potencializar a ansiedade, o medo e mesmo a produção de estigmas de grupos dentro da população. Neste sentido, entende-se que os setores responsáveis pelas ações de enfrentamento à pandemia de COVID-19 necessitam organizar estratégias conjuntas, bem orientadas e coordenadas que contribuam para a disseminação de informações de qualidade e para desenvolver estratégias de comunicação que visem a diminuição da ocorrência de sofrimento psíquico na população. “Evidencia-se a necessidade de desenvolver conhecimento prático e específico voltado à atual pandemia da Covid-19 e ao enfrentamento de novas crises desta natureza”, destacam.

O curso será desenvolvido de forma remota, ao longo de 10 semanas, de junho a agosto, de modo remoto, através de atividades assíncronas como videoaulas, leituras individuais, filmes, lives gravadas. As atividades síncronas vão se dar por meio de webconferências e lives ao vivo.

O Módulo 1 aborda “Impactos pandemia COVID-19 na saúde mental da população em geral e dos trabalhadores de saúde”. O Módulo 2, “Princípios gerais de atenção em saúde mental às pessoas em contextos comunitários de emergências humanitárias segundo a Organização Mundial de Saúde”. No módulo seguinte, são debatidas as “Diretrizes do IASC Sobre Saúde Mental e Apoio Psicossocial em Emergências Humanitárias”. Depois, “Estratégias de enfrentamento”. Por fim, no Módulo 5, o curso traz “Utilização de tecnologias em e-Mental Health no enfrentamento da pandemia de COVID-19”.

O cronograma e orientações gerais estão no site, onde o curso pode ser acessado. O login é o e-mail cadastrado no ato da inscrição no curso e a senha foi enviada por e-mail. Caso o aluno não tenha recebido, orienta-se olhar na caixa de spam do e-mail. Se ainda assim não for localizada, a organização pede que se entre em contato pelo endereço [email protected]. Qualquer dúvida sobre o curso ou solicitação de material também podem ser enviadas para este e-mail.

Interessados em participar podem entrar em contato com a organização do curso pelo e-mail [email protected].

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções