Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

UFPEL : “Itinerâncias” na Faculdade de Educação

28 abril
09:47 2016

Nesta semana ainda poderá ser visitada a mostra “Itinerâncias” de Jonas Fernando na UFPel

Por Carlos Cogoy

Cinco orixás e também personagens de Histórias em Quadrinhos (HQs). Algumas das criações do artista visual Jonas Fernando Santos, cuja mostra “Itinerâncias” pode ser visitada no Instituto de Ciências Humanas (ICH/UFPel) – rua Cel. Alberto 154. Os trabalhos estão no acesso à Faculdade de Educação (FaE), e Jonas acrescenta que as imagens poderão ser comercializadas. Sábado (30), Jonas estará ministrando oficina no Núcleo de Desenho e Quadrinhos da UFPel. Inscrição no site: quadrinhosnaufpel.blogspot.com.br

OBRAS – O artista menciona sobre as criações que estão em exposição: “A exposição abriu dia 20, e os trabalhos são cinco reproduções em tecido ‘kanvas’. As obras medem 120cm x 180cm. Também apresento  mais cinco trabalhos sobre temáticas diversas, que estão distribuídos em cavaletes. Todos podem ser adquiridos por valores acessíveis. Na confecção dos trabalhos originais, usei acrílica sobre cartona e papel Paraná. Além disso, técnica mista sobre superfícies diversas, incluindo: tecido, papel, madeira, e o papel produzido por mim no atelier. As obras originais do material da exposição, são peças que já foram comercializadas. Então nas exposições, uso as reproduções em diferentes formatos: tamanho de postal, gravuras A3 e A4. Com isso, posso ter valores bem acessíveis para, de fato, viver do meu trabalho com arte”. Contatos para cursos com Jonas, no atelier situado à rua Ana Terra 729 no Jardim das Tradições. Informações nos fones: 8449.0676; 9165.6776. Email: [email protected]

QUADRINHOS – Na mostra também estão algumas Histórias em Quadrinhos (HQs) de Jonas Fernando. Ele destaca a história, em duas páginas, com o personagem “Espírito Livre”. O material pode ser apreciado pelo público, e brevemente estará publicado na edição especial da revista Gente Boa. No espaço artístico da Faculdade de Educação, também pode ser adquirida a publicação “Espírito Livre – Dias Rubros”. Conforme Jonas, trata-se de publicação lançada com financiamento do Procultura ano passado. A HQ em formato magazine, com papel couche, tem cem páginas. Da tiragem com 1.200 exemplares, de acordo com o autor, quatrocentos foram distribuídos em escolas, associações de moradores, comunidade carentes, quilombos e ONGs. Na UFPel, Jonas entregou exemplares para a Pró-reitora de Extensão e Cultura (PREC), e também ao reitor Mauro Del Pino.

Artista visual e quadrinista Jonas Fernando Martins Santos na FaE/UFPel

Artista visual e quadrinista Jonas Fernando Martins Santos na FaE/UFPel

ESPAÇO NA FAE – Ano passado, Jonas e os artistas Cristina Bicca e Sandro Andrade, compartilharam saberes e vivências na Faculdade de Educação. Neste ano, porém, sob a supervisão da professora Mirella Meira, e a colaboração dos estudantes Ana Gonçalves e Eduardo Gomes Beauvalet, está sendo desenvolvido o projeto “Metamorfoses pedagógicas e experimentações com o universo da arte”. Jonas avalia: “O espaço é muito bom e tem grande fluxo de público. A temática também ajuda, pois todo mundo quer conhecer os ‘orixás’ e suas funções nas vidas dos seres humanos, bem como na existência em geral. Com isso, compreendendo mais sobre si, e conhecendo um pouquinho mais da vida”.

Projeto terminará em dezembro

Três mostras na periferia e duas no centro. Calendário do projeto “Itinerâncias” que, informa Jonas Fernando, será concluído em dezembro.

Iniciativa do artista tem percorrido diferentes locais desde o ano passado. Conforme a designação, a ideia é chegar a outros públicos, potencializando a divulgação da criação artística. Ele observa acerca da trajetória: “A exposição se chama ‘Itinerâncias’, começou a circular pela cidade na ‘Semana da Consciência Negra’ de 2015. Numa parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (Secult), também esteve nos palcos montados no largo Edmar Fetter do Mercado Central. Além disso, na plenária do Conselho da Comunidade Negra de Pelotas, esteve no salão nobre da Prefeitura. Durante a Virada Cultural, no Circuito de Artes e suas Singularidades, o trabalho foi levado à Bibliotheca Pública Pelotense (BPP)”.

Curso básico de desenho

 

Anatomia, profundidade, perspectiva, tratamento de luz, e HQs. Temática cujas noções básicas, são ministradas por Jonas Fernando no curso de desenho. O curso é realizado no atelier, e acontece conforme a demanda.

Além do curso, Jonas também tem organizado encontros sobre cultura. Ele explica: “Nos encontros temos a palavra escrita, a música, o desenho, a pintura e as intervenções num mesmo espaço. O primeiro encontro reuniu diversos artistas, e foi realizado no meu atelier em janeiro. Por lá, agentes culturais e simpatizantes do movimento ‘livre arte’”.

FEIRAS – Em agosto, diz Jonas, com apoio de lideranças da comunidade, acontecerá nova edição da Feira da Cara Preta. No primeiro semestre, também uma feira de HQs. E a publicação “Espírito Livre” terá lançamentos em Porto Alegre, Caxias, Jaguarão, Piratini e Canguçu.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções