ÚLTIMAS 4 EDIÇÕES : Ninguém caiu com 44 pontos
Números de anos anteriores sugerem que Brasil já garantiu meta prioritária
O Brasil está com 44 pontos no Campeonato Brasileiro da Série B, mas não se sente ainda assegurado na edição de 2017. Porém, se considerar as quatro últimas edições da competição, nenhuma equipe foi rebaixada com essa pontuação. Já para assegurar vaga na primeira divisão, o Xavante terá que fazer pelo menos mais 16 pontos nos 10 jogos restantes.
Apesar de estar na terceira posição e com 13 pontos de distância para o primeiro time da zona de rebaixamento, o discurso no Brasil continua sendo de cautela. Os exemplos dos anos anteriores mostram, no entanto, que o primeiro objetivo na Série B está assegurado. Os rebaixados com maior pontuação foram América/RN e Icasa, em 2014; e Macaé, em 2015, que caíram com 43 pontos.
Olhando para a parte cima da tabela, e considerando os exemplos das edições anteriores, o Brasil terá que somar pelo menos mais 16 pontos. O acesso com menor pontuação foi o do Figueirense, em 2013, que alcançou a primeira divisão com 60 pontos. A Série B de índice mais alto para definir o acesso ocorreu em 2012, quando Atlético/PR e Vitória somaram 71 pontos.
TABELA – Para superar a marca dos 60 pontos e disputar vaga na Série A, o Brasil terá mais 10 jogos (cinco no Bento Freitas e cinco fora de casa). O time rubro-negro joga em Pelotas contra Sampaio Correa, Londrina, Vasco, Oeste e CRB. Três desses adversários (Vasco, Londrina e CRB) são concorrentes pela ponta de cima da tabela de classificação.
Sai para jogar diante de Náutico, Bahia, Joinville, Vila Nova e Avaí. Dois (Bahia e Avaí) são concorrentes diretos, mas Náutico e Vila Nova também se aproximam da disputa por vaga no G-4.
Marlon e Ramón devem retornar
Ramón e Marlon, que ficaram fora da partida diante do Ceará, terça-feira, devem voltar ao time do Brasil contra o Sampaio Correa, dia 4 de outubro, no Bento Freitas. Os dois – dos principais jogadores da equipe nesta campanha no Brasileiro da Série B – não participaram do jogo por questão médica, mas ficaram no banco de reservas. Eles foram substituídos por Gustavo Papa e Brock, respectivamente.
Quem também retorna ao time na terça-feira é o zagueiro Leandro Camilo, que cumpriu suspensão automática. É possível que o técnico Rogério Zimmermann possa escalar a formação considerada titular diante dos maranhenses. O grupo retornou aos treinos ontem, depois da folga na quarta-feira.
Os ingressos para a partida de terça custam R$ 40,00. Não será ainda desta vez que a nova arquibancada do Bento Freitas será inaugurada. Esse momento especial em princípio fica para o jogo diante do Londrina, dia 18 de outubro. Paulo Schleich Vollkopf, do Mato Grosso do Sul, será o árbitro da próxima partida do Brasil na Série B.
2012
Acesso
Goiás – 78
Criciúma – 73
Atlético/PR – 71
Vitória – 71
Rebaixamento
CRB – 42
Guarani – 41
Betim – 31
Grêmio Barueri – 30
2013
Acesso
Palmeiras – 79
Chapecoense – 72
Sport – 63
Figueirense – 60
Rebaixamento
Guaratinguetá – 41
Paysandu – 40
São Caetano – 36
ASA – 35
2014
Acesso
Joinville – 70
Ponte Preta – 69
Vasco – 63
Avaí – 62
Rebaixamento
América/RN – 43
Icasa – 43
Vila Nova – 32
Portuguesa – 25
2015
Acesso
Botafogo – 72
Santa Cruz – 67
Vitória – 66
América/MG – 65
Rebaixamento
Macaé – 43
ABC – 32
Boa – 31
ABC – 23