Unidade de Saúde funciona em casa alugada pelo médico
Fechada desde 23 de abril para reformas, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Grupelli – 7º Distrito de Pelotas – está funcionando num prédio locado em frente à UBS com aluguel pago pelo médico da unidade, Alex Borges Carvalho.
A previsão inicial para o término da obra é um mês, ou seja, até o dia 23 deste mês. A decisão de tirar do próprio bolso os R$ 250,00 para locar outro imóvel partiu do médico e dos colegas de equipe para não deixar a comunidade sem assistência. O médico Alex integra o Programa de Valorização do Profissional de Atenção Básica do Gov. Federal (PROVAB).
A constatação foi feita na tarde da última segunda-feira, durante a oitava reunião itinerante da Comissão de Saúde presidida pelo vereador Marcus Cunha (PDT). Durante visita às instalações do prédio que está em reforma, outro fato grave: os integrantes da Comissão encontraram vários medicamentos com data de validade vencida. De acordo com os funcionários da UBS, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi informada várias vezes que os remédios estavam sem uso e poderiam ser recolhidos, mas ninguém foi até o Grupelli para recolher e os mesmos venceram e continuam lá. “Muitas vezes os remédios que solicitamos não são enviados. Chegam outros que não foram pedidos”, revelou uma funcionária da UBS que não quis ser identificada.