Diário da Manhã

sexta, 22 de novembro de 2024

Notícias

 Mais recentes

UNIMED PELOTAS : Promoção da amamentação obtém reconhecimento da ANS

04 setembro
09:52 2014

Iniciativa recebeu aprovação da agência reguladora do setor

 Êxito de público, o Programa de incentivo ao aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida do bebê – PROAMA também acaba de obter reconhecimento das instâncias governamentais. A iniciativa da Unimed Pelotas recebeu aprovação na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

 O PROAMA está alinhado a um esforço da ANS para que as operadoras de planos de saúde promovam adequações em seus modelos de atenção, para que haja incorporação progressiva de ações de Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças. O progr

ama da Unimed Pelotas teve início em 2012 com o objetivo de melhorar os índices de amamentação exclusiva até os seis meses de vida do bebê, conforme a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em seu primeiro ano, o PROAMA teve a participação 175 mães, atingindo 2% de amamentação exclusiva. Em 2013, a iniciativa reuniu 331 mães e alcançou 35% de amamentação exclusiva até os seis meses de vida do bebê. No mesmo ano, também começaram as visitas às beneficiárias no período pós-parto, atendidas no Hospital São Francisco de Paula. Em 2014, a Cooperativa já está realizando a visitação às beneficiárias em todos os hospitais da cidade. Conforme as profissionais que conduzem o programa, a atuação do PROAMA tem gerado um impacto significativo na melhoria dos índices de Aleitamento Materno Exclusivo (AME).

CURSO para Gestantes é uma das iniciativas do PROAMA com grande adesão da comunidade

CURSO para Gestantes é uma das iniciativas do PROAMA com grande adesão da comunidade

Integram ainda ações do PROAMA o Curso para Gestantes – que já chegou à oitava edição, é gratuito e aberto à comunidade; o minicurso PROAMA Baby, sobre alimentação complementar saudável a partir do sexto mês; e a Assessoria em Amamentação, através de visitas hospitalares, telemonitoramento, atendimento telefônico e ambulatorial, orientando mães que são clientes Unimed sobre os benefícios do leite materno e como amamentar corretamente.

A ANS considerou que a iniciativa da Unimed Pelotas atende todos os requisitos de promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças, apresentando um conjunto de estratégias e ações programáticas integradas que contribuem para a promoção da saúde; a prevenção de riscos, agravos e doenças; a compressão da morbidade; e o aumento da qualidade de vida dos indivíduos e populações.

O PROAMA é desenvolvido pelo Núcleo de Desenvolvimento Humano da Unimed Pelotas, sendo coordenado pela médica cooperada Maria da Graça Guidotti dos Santos. Conforme a profissional, a aprovação trata-se de um importante reconhecimento para a Cooperativa e conta pontos para a classificação no Índice de Desenvolvimento da Saúde Suplementar (IDSS), mantido pela própria ANS. Para Maria da Graça, a aprovação demonstra as qualidades da iniciativa da Unimed Pelotas. “É importante que o nosso cliente saiba que ele escolheu uma operadora que desenvolve bons projetos que contribuem para a melhoria da saúde da mulher e das crianças”, enfatizou.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções