UPA AREAL : Prefeitura comemora 1º ano de funcionamento
Em uma breve cerimônia com bolo, pipoca e parabéns, realizada na frente do prédio, a Prefeitura de Pelotas celebrou o primeiro aniversário da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal, na manhã de ontem.
A prefeita Paula Mascarenhas enalteceu o trabalho da equipe que faz funcionar, há 365 dias, a primeira unidade 24 horas de Pelotas, padrão porte 1 do governo federal. “A UPA Areal está de parabéns. A equipe está sintonizada com os nossos princípios de carinho e capricho. Se vamos fazer, vamos fazer bem feito e mostrar respeito a quem nos sustenta, os cidadãos”, disse a prefeita, pouco antes de anunciar que vai priorizar a abertura da UPA Bento em 2018.
Paula relatou que, em uma reunião interna decisiva realizada segunda-feira, no Paço Municipal, ficou definido que alguns recursos extras previstos para o ano que vem serão destinados à abertura e custeio da manutenção da segunda UPA 24 horas de Pelotas.
Paula e o ex-prefeito Eduardo Leite, presente na cerimônia, recordaram a decisão de fazer cortes no orçamento em um momento difícil para a Prefeitura e para o País, em 2015, a fim de priorizar a abertura e custear sozinha o funcionamento da UPA por mais de seis meses – a média mensal é de R$ 675 mil e atualmente o Executivo ainda responde por 70% deste valor. “Por um lado, é uma alegria ver que esse serviço teve continuidade e ainda será ampliado. Por outro reforça o sentimento de que precisamos trabalhar para que essa qualidade seja a regra em serviço público, para que os cidadãos não se surpreendam, como a dona Regina, quando forem bem tratados e atendidos”, comentou o ex-prefeito, após o depoimento da usuária Regina Gentilini, que disse ser um orgulho para a cidade ter uma unidade de saúde com o padrão de qualidade da UPA.
A secretária de Saúde, Ana Costa, que era secretária executiva da SMS quando a UPA Areal foi inaugurada, lembrou o desafio de colocar a Unidade em funcionamento. “Era a primeira vez que se abria um serviço com essas características na cidade. Tivemos que pesquisar e aprender com outros locais para fazer o melhor possível.”
Enquanto a cerimônia era realizada, dezenas de usuários aguardavam na sala de espera – todos ganharam uma fatia de bolo no final – e algumas pessoas chegavam na UPA para atendimento. Uma destas pessoas era a pequena Vitória, de 10 anos, acompanhada pelos pais. A menina, que sentia dores abdominais, foi examinada pela médica e ficaria em observação, enquanto aguardava resultado de exames laboratoriais, feitos na hora.
O evento teve a participação de parte da equipe que trabalhou na Unidade por quase um ano, e agora começa a ser substituída após o processo de seleção pública – 10 enfermeiras, 34 técnicos de enfermagem e recepcionistas. “É muito gratificante trabalhar aqui, em termos profissionais. Temos uma boa estrutura, então é possível resolver os problemas da maioria dos pacientes, mas ainda é preciso trabalhar a educação em saúde, porque boa parte da população não entende como é feito o atendimento e reclama de esperar’, ponderou a enfermeira Melissa Silveira.
Também participaram da cerimônia o vice-prefeito Idemar Barz; o diretor geral da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), Juarez Verba, que administra a UPA Areal, em gestão compartilhada com a SMS; a coordenadora da UPA Areal, Letícia Trápaga, e o gerente Cairo Mayer; as diretoras da SMS Suelen Arduin, Eliedes Ribeiro; o assessor da SMS, Leandro Thurow; a coordenadora da Rede Bem Cuidar, Aline Geppert; a coordenadora do Programa Primeira Infância Mellhor (PIM), Maria de Lourdes Botelho e equipe; e servidores de diversos setores da SMS.
No final do ato, Paula, Idemar, Eduardo e Ana Costa acompanharam os vereadores Luiz Henrique Viana, Daniel Trzeciak e Enéias Clarindo, do PSDB, em uma visia às dependências da UPA Areal.
Saiba mais sobre UPA Areal 24 horas
RELATÓRIO de 4 de julho de 2016 a 4 de julho de 2017- 12 meses
Evolução dos atendimentos:
- Total de ACOLHIMENTOS: 68.366 usuários
- Total de CONSULTAS: 61.581 usuários
- Exames de RX – 1.048
- ECG – 3.371
- Exames Laboratoriais – 22.308
Demanda por Classificação de Risco:
- VERMELHO (atendimento imediato) 152 usuários – 0,22%
- AMARELO (atendimento prioritário) 20.503 usuários – 29,99%
- *VERDE (menor gravidade) 40.658 usuários – 59,47%
- AZUL (sem gravidade) 2.032 usuários – 2,97% encaminhados à UBS
*real vocação da UPA
Pesquisa de satisfação – até 25 de junho de 2017
- 74,11% dos usuários esperaram menos de 20 minutos para ser atendido pelo acolhimento e 29,9 % esperaram mais de 20 minutos
- 77,05% dos usuários esperaram menos de uma hora até serem atendidos pelo médico –
- 88,31% dos usuários ao fim do seu atendimento informaram que sua necessidade foi resolvida;
- 96,70% dos usuários retornaria à UPA Areal após o atendimento recebido.
Quando o usuário deve ir à UPA?
Ao apresentar, nas últimas 24 horas, algum dos sinais e sintomas abaixo:
febre, dor, desmaio, sangramento, mal súbito, falta de ar, vômitos, diarreia ou pequenos cortes
A UPA Areal fica na avenida Ferreira Viana, 2.231, esquina Paul Harris. Funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.