UPA Areal realiza mais de 280 mil atendimentos em 5 anos
Atendimento 24 horas, sete dias por semana, sem parar. Essa é a realidade da UPA Areal, localizada na avenida Ferreira Viana, 2.231, zona leste de Pelotas. Ontem, a unidade completa cinco anos de fundação. Desde a data de abertura ao público, em 4 de julho, foram realizados mais de 280 mil atendimentos e 312 mil acolhimentos – quando o usuário chega à unidade e um profissional acolhe e orienta o tratamento. Durante a pandemia, a estrutura ganhou ainda mais importância, com a assistência exclusiva a adultos com sintomas gripais.
“A construção da UPA Areal no município foi um marco na qualificação do atendimento à saúde em Pelotas. A gente fica muito satisfeito de comprovar em cada relato dos cidadãos pelotenses, a aprovação e o reconhecimento do serviço”, destacou a prefeita Paula Mascarenhas.
A unidade foi criada em 2016, na gestão do então prefeito e atual governador do Estado, Eduardo Leite. Durante seis meses – até que fosse habilitada e qualificada pelo Ministério da Saúde – o serviço foi financiado exclusivamente pelo Poder Público, com média mensal de R$ 675 mil em aporte financeiro.
O principal intuito para construção da UPA Areal foi desafogar o Pronto Socorro municipal, atendendo a comunidade em geral, de acordo com a classificação de risco. Mas com a chegada da pandemia, se tornou protagonista na assistência à pacientes com sintomas gripais agudos. Em 2020, passou a atender, com exclusividade, esses pacientes como uma medida para, principalmente, evitar o chamado contágio cruzado.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano (IB Saúde), que faz a gestão e operação da Upa Areal em parceria com a Prefeitura, são feitos, em média, 1.467 atendimentos mensais no local e 3.967 acolhimentos para triagem, considerando os registros do período de março de 2020 a 28 de junho deste ano, referentes a síndromes respiratórias.
Para a secretária de saúde, Roberta Paganini, o espaço tem um papel fundamental no enfrentamento à pandemia, pois se tornou uma porta de entrada para atendimento exclusivo de casos gripais mais agravados, uma estratégia que mantém o zoneamento realizado no serviço de saúde.
O coordenador de Serviços da UPA Areal, Guilheme Bergmann, que atua na instituição desde 2018, conta que neste período, a unidade era referência para casos generalizados, com baixo risco de vida ou moderado. Em 2019, o IB Saúde passou a operacionalizar a gestão administrativa e assistencial e, com isso, o quadro médico foi ampliado, assim como a contratação de profissionais técnicos em segurança do trabalho e assistente social para melhor acolhimento dos usuários, além de exames de imagem (raio x), que passaram a ser oferecidos na UPA.
COMO O SERVIÇO TEM SIDO VISTO PELA POPULAÇÃO
O último relatório de satisfação realizado na UPA Areal indica que mais de 97% dos usuários avaliam que o local apresenta bons serviços. A pesquisa colheu 3.597 avaliações.
Moradora do bairro Areal, Cintia Daniela Pereira conta que buscou o serviço da unidade duas vezes: a primeira quando o pai apresentou agravamento dos sintomas da Covid-19 e, a segunda, para levar a sobrinha, que também contraiu o vírus e precisou de atendimento. Em ambas as vezes, Cintia relata que foi muito bem atendida.
Outra que elogiou o atendimento da unidade e buscava o serviço antes da pandemia foi a jornalista Emanuelle da Silveira. “Tenho plano de saúde, mas sempre que tive crise de asma busquei atendimento na UPA Areal, por ser mais rápido e eficaz”, afirmou.
QUANDO IR À UPA AREAL?
Para os sintomas respiratórios mais graves, a comunidade pode dirigir-se a UPA Areal, assim como ao Centro de Atendimento a Síndromes Gripais (Centro Covid), que fica localizado no prolongamento da avenida Bento Gonçalves, 4.590. Ambos os atendimentos são feitos 24 horas por dia, todos os dias da semana.