Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Usuários do Restaurante Popular voltam a ser recebidos

Usuários do Restaurante Popular voltam a ser recebidos
05 janeiro
09:17 2022

O Restaurante Popular retomou, nessa segunda-feira (3), primeiro dia útil de 2022, as atividades no formato tradicional – com o uso das mesas para as refeições. Para adaptar o espaço às regras da Vigilância Sanitária em relação à pandemia do coronavírus, a administradora do Restaurante, ONG Gesto, e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), investiram cerca de R$ 7 mil.

O coordenador técnico da ONG Gesto, Maiquel Fouchy, explica que a decisão pela retomada do atendimento foi planejada em detalhes para garantir a qualidade da alimentação dos usuários, o acompanhamento deles e, ao mesmo tempo, não arriscar que o local seja um ponto de proliferação do vírus. Todos os cuidados estão sendo tomados para preservar usuários e a equipe. Apenas duas pessoas podem ocupar cada uma das 40 mesas simultaneamente, ou seja, até 80 pessoas podem dividir o espaço, sendo que a capacidade é de 200 pessoas.

Além da limitação de público, agora há uma distância maior entre as mesas, é oferecido álcool para a higienização das mãos, e só é permitida a retirada das máscaras a quem estiver sentado, enquanto se alimenta. Os lembretes das regras são feitos por cartazes e caixas de som.

 

Refeições caprichadas e acessíveis

São servidas 386 refeições por dia. Dessas, pelo menos 89 são gratuitas, encaminhadas pela rede socioassistencial. Os demais pagam até R$ 2,00, que é o valor estabelecido, mas ninguém sai de lá com fome por não ter todo o dinheiro.

O cardápio do Restaurante é variado, a cada dia um diferente. No dia da reabertura foi servido arroz, feijão, macarrão ao sugo com queijo e tempero verde, filé de frango acebolado, saladas de pepino com tomate e alface, suco de limão e tangerina e, para a sobremesa, doce de banana.

Fouchy disse que os usuários gostaram da reabertura, que teve uma boa recepção. Pessoas com familiares impossibilitados de se deslocar, que apresentarem atestado médico ou avaliação do serviço social, poderão levar as marmitas para garantirem a alimentação, que muitas vezes pode ser a única refeição do dia.

O Restaurante funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções