VAGA NACIONAL : Pelotas elimina São Borja e amplia calendário para 2020
Vaga na semifinal da Copa Antônio Verardi veio com derrota no noroeste
Por: Henrique König
Não foi da forma que o torcedor áureo cerúleo esperava, mas o Pelotas garantiu-se entre os quatro melhores da Copa Antônio Verardi. O Lobão superou o São Borja pelo placar agregado de 5×3. Com os 4×1 da ida, uma derrota por até dois gols de diferença classificaria o time de Picoli para semifinal. Com direito à virada, o tricolor São Borja venceu o jogo, mas não evitou a classificação do Pelotas. O Lobo encara o Caxias na fase semifinal do torneio e sabe que tem direito à vaga nacional para 2020.
Em São Borja, Juliano Alexandre não atuou e Pablo começou entre os titulares do Pelotas. Foi a única mudança em relação ao time-base que tem atuado nos mata-matas da Copa Verardi. Com a vasta vantagem do jogo de ida, o ritmo não foi o mesmo após a longa viagem ao noroeste. Mesmo assim, o gol de abertura do placar foi do Lobo: Giovane Gomez, o enfeitiçado, o abençoado, fez a jogada, passou pelos marcadores, pelo goleiro Thierry e tocou ao gol vazio para fazer 1×0.
No segundo tempo, a reação local. Thiago Costa derrubou o atacante Jajá na grande área. Um dos destaques do time tricolor, o próprio Jajá cobrou para dar números iguais ao jogo da volta: 1×1. Gabriel Soares veio ao Pelotas no lugar de Pablo. Aos 24’, a virada: Jajá aproveitou escanteio para novamente chegar às redes: 2×1.
O São Borja ensaiou a pressão como mandante, mas não teve como superar o time do Pelotas. Com o placar agregado de 5×3 a favor, o Lobo retirou a invencibilidade do São Borja e se garantiu entre os semifinalistas. Mais do que isso: tem vaga nacional em 2020.
FICHA TÉCNICA: SÃO BORJA 2×1 PELOTAS
SÃO BORJA: Thierry; Maurício, Gil, Diego Rocha e Eduardo; Leylon, Daniel, Chiquinho, Lucas, Alex Alcântara e Jajá. Técnico: William Campos.
PELOTAS: Mateus Claus; Jean Malheiros (Vinícius Machado), Negretti, Thiago Costa e Busanello; Vacaria, Mateus Santana, Wallacer, Pablo (Gabriel Soares), Jô e Giovane Gomez. Técnico: Antônio Picoli.
- ÁRBITRO: Lucas Horn, auxiliado por Max Augusto Vioni e Luiza Reis.
- GOLS: Jajá (2) | Giovane Gomez.
- Partida válida pela volta das quartas de final da Copa Verardi.
- Pelotas 5×3 no agregado