Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER : Campanha incentiva a denúncia

26 maio
09:12 2020

Secretaria de Segurança Pública orienta “Rompa o silêncio, você não está sozinha”

A ação, com foco no compartilhamento pelas redes sociais, busca difundir ao maior número de pessoas, os canais para denúncias anônimas, que podem fazer a diferença para salvar a vida de mulheres vítimas de agressões e abusos no Rio Grande do Sul.

Chefe de Polícia Nadine Farias Anflor

Chefe de Polícia Nadine Farias Anflor

CAMPANHA – Inspirada em modelo adotado por diversas instituições de segurança do país, a campanha foi produzida pela Coordenadoria de Comunicação da Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP), com apoio da Secretaria de Comunicação (Secom), sem qualquer custo para o Estado. A ação é composta por seis “cards” e dois vídeos curtos, em arquivos pequenos para facilitar o download, disponibilizados em todas as redes sociais da SSP e do Governo do Estado.

FEMINICÍDIOS – Em abril, o número de feminicídios no RS teve alta de 66% – foram dez casos, quatro a mais do que no mesmo mês do ano passado. A análise realizada pelo Observatório da Segurança Pública e o Departamento de Inteligência da SSP, revelou que nenhuma das dez vítimas tinha qualquer registro de ocorrência anterior contra seus agressores. Na maioria dos inquéritos, porém, familiares e amigos relataram ter conhecimento de comportamentos abusivos na relação entre vítimas e agressores que tinham ligação íntima. “O ato de fazer a denúncia salva vidas. Nesse período de maior recolhimento domiciliar em razão da Covid-19, é ainda mais fundamental que as mulheres contem com a ajuda de amigos, familiares, vizinhos e mesmo desconhecidos que percebam alguma situação suspeita. Não hesitem. Nossas forças de segurança estão prontas para ajudar”, acrescentou o vice-governador.

Coronel Cristine Rasbold (BM)

Coronel Cristine Rasbold (BM)

PARTICIPAÇÃO – Todas as peças da campanha trazem números dos principais canais de denúncia, que atendem 24 horas por dia, de forma gratuita e totalmente anônima. As informações aparecem em cartazes apresentados por mulheres que representam as instituições da SSP, com atuação no combate a crimes violentos. Participam a chefe da Polícia Civil, delegada Nadine Anflor, a chefe do Estado Maior da Brigada Militar, coronel Cristine Rasbold, a diretora-geral do Instituto-Geral de Perícias (IGP), perita criminal Heloísa Küser, a diretora da Divisão de Proteção à Mulher (DIPAM) do Departamento de Proteção à Grupos Vulneráveis da Polícia Civil, delegada Tatiana Bastos, a capitã Isabele Evers, do Comando de Policiamento da Capital (CPC) da BM, e a soldado Natascha Fonseca, da Assessoria Jurídica do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS).

DENUNCIE

  • – Emergências 190 (Brigada Militar) e 197 (Polícia Civil)
  • – Disque-Denúncia 181
  • – Denúncia Digital 181: ssp.rs.gov.br/denuncia-digital
  • – WhatsApp (Polícia Civil): (51) 98444.0606
  • – Escuta Lilás: 0800.541.0803

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções