Diário da Manhã

terça, 30 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

YURI MARIMON : Memória, blues e solidão no álbum “Estação Basílio”

YURI MARIMON : Memória, blues e solidão  no álbum “Estação Basílio”
09 novembro
08:44 2021

Guitarrista pelotense Yuri Marimon lança disco solo com blues e rock

Por Carlos Cogoy

Sigo o Sol, Estação Basílio, Uma Vida Só, O Blues, Fim de Noite, Em Paz, e Vai Ser Bom. Sete faixas que compõem o disco “Estação Basílio”, trabalho solo do compositor e instrumentista pelotense Yuri Marimon. Neto de gaiteiro, e integrante das bandas Mato Cerrado e Matudari, Yuri Marimon inspirou-se na localidade do Basílio em Herval, onde tem familiares e amigos, para identificar o disco de estreia. Gravado em Home Studio, durante a pandemia, o álbum conta com as parcerias musicais de Cleber Vaz, Bruno Del Pino, Natã Carvalho e Felipe Nobre. Identificado com o blues, Yuri contou com a parceria especial do poeta Valder Valeirão. “Em 2020 decidimos compor muitos blues, trazendo a atmosfera desse estilo que amamos para as letras em português, contando histórias com profundidade, fundindo a atmosfera que esse som nos inspira. Assim, em conjunto com Valder, surgiram as músicas ‘Sigo o Sol’, ‘Uma Vida Só’, ‘O Blues’ e ‘Em Paz’”. Para ouvir o disco, acesse o canal Yuri Marimon no Youtube, bem como nas principais plataformas.

BLUES – Yuri menciona: “É um disco de Blues com letras em português, e dois temas instrumentais, acredito que Blues Rock seria uma definição mais adequada, pois essa é a mistura das principais influências que guiam o meu som. O disco começou a ser composto em 2020, e foi gravado em 2021, numa fase de isolamento da pandemia e descida às profundezas do ser. Dessa maneira toquei a minha guitarra, com as vísceras e a alma no blues, presente no aqui e agora da existência. Um período de isolamento com poucas, mas valiosas presenças, pessoas especiais, que participaram do disco e que sou muito grato. Cleber Vaz gravou primorosamente teclado em todas as músicas, a distância no estúdio dele, ‘Atrás do Cemitério’, e ainda me presenteou com a composição da música que dá nome ao disco. Natã Carvalho gravou o baixo melódico e swingado na faixa instrumental, composição de Vaz que intitula o disco ‘Estação Basílio’. Bruno Del Pino mergulhou nos sons e gravou a bateria em todas às faixas do disco no Laranjal em junho de 2021, exceto ‘Em Paz’ que foi a primeira música gravada para o disco ainda no verão em Basílio, com Felipe Nobre na bateria”.

PARCERIAS – Sobre a parceria com Valder: “Nas composições com o Valder Valeirão, ele escreveu a letra e eu fiz o som e arranjo. Mas ele contribuiu muito com o direcionamento sonoro e estrutural dos sons. Então foi fundamental em todo o processo do disco, do início ao fim, da composição, conceito, letra, arte e divulgação”. Já Cleber Vaz observa: “A faixa ‘Estação Basílio’ surgiu da gratidão que tenho pela parceria com o Yuri. No ano passado lançamos um álbum juntos, sendo os temas na maioria meus, e a guitarra do Yuri sempre em primeiro plano. Funcionou muito bem e ficamos muito felizes com o resultado. Quando o Yuri me procurou neste ano, para eu trabalhar na mixagem de um lote de faixas, que viriam a compor o novo álbum, de imediato coloquei meus teclados no material e ainda me ofereci para compor um tema dentro da proposta. Entre uma coisa e outra, numa madrugada dessas, bolei esse tema pensando especialmente na guitarra dele e, em como se encaixaria dentro do álbum. É um blues com uma derrapagem leve, na intenção de acrescentar mais um clima, mais um momento no álbum, onde a guitarra dele flerta com nuances que contrastam com as demais faixas. Mais tarde o Yuri me falou que faria desse tema, a faixa título do álbum, e mais que uma surpresa é uma honra”.

VAI SER BOM é a faixa que encerra o disco. A composição iniciou em 2019, a partir de riff de guitarra, e conta com Wysrah Moraes e Valder Valeirão. Estrofe que abre a música: Não tenho tempo a perder/ Livre dessa situação/ Longe de qualquer amarra/ Vou me jogar por aí. Egresso do bacharelado em composição na UFPel, Yuri planeja agenda de lançamento, em especial em festivais. Contatos via email: [email protected]. No Instagram @yuri.marimon; e fone: (53) 9 8111.8727.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções