Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

CONTRABANDO : Policiais apreendem cigarros

24 outubro
09:34 2014

Agentes do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), da Polícia Civil, apreenderam cerca de mil maços de cigarros ilegais em 26 estabelecimentos comerciais de Pelotas. A operação foi realizada  na segunda e terça-feira, nos bairros Centro, Areal, Três Vendas, Laranjal, na Vila Bom Jesus e no  Núcleo Residencial Arco-Íris. Os comerciantes foram indiciados pela venda dos produtos.

Segundo a Receita Federal, as apreensões de cigarros contrabandeados e falsificados vêm crescendo no Rio Grande do Sul. Em 2013, foram 8 milhões de maços apreendidos. Até agosto deste ano, o volume já ultrapassa a marca de 10 milhões de maços, o que representa mais de R$ 25 milhões.

Proporcional ao crescimento das apreensões, o consumo de cigarros contrabandeados já corresponde a 30% do comércio total do produto no Brasil. O mercado ilegal de produtos envolve a prática de crimes como sonegação de impostos, falsificação e pirataria.

Segundo o presidente do Fórum Nacional de Combate a Pirataria e Ilegalidade, Edson Vismona, tais infrações representam somente a ponta do problema, já que por trás dos delitos há organizações criminosas ativas e organizadas. “A população desconhece que o comércio de produtos ilegais está vinculado a uma série de crimes muito mais graves, como tráfico de armas, munição e de drogas, lavagem de dinheiro, roubo, sequestro e o tráfico de pessoas”, alerta.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções