TEATRO DE BONECOS : Cia. “Você Sabe Quem” apresenta “A Maldição da família Saint-Marie”
Mistério e suspense na trama com bonecos
Por Carlos Cogoy
No início do século 20, nas montanhas dos Pirineus na Europa, um castelo está envolto em mistério. À beira de precipício, o local tem sido cenário de tragédias. Mas o que teria causado as mortes de Serafina e Carlota? Para saber a resposta, assista ao espetáculo “A Maldição de Saint-Marie”, montagem da Você Sabe Quem Cia. de Teatro. A peça é baseada em textos de Caio Fernando Abreu (1948/1996). A direção geral é de Thalles Echeverry, também responsável pela adaptação dramatúrgica. Já a iluminação, edição de áudio e vídeo, bem como produção executiva, foram de Diego Carvalho. Produção geral de Dâmaris Cogno e Você Sabe Quem Cia. de Teatro. Projeto aprovado e financiado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROCULTURA). O vídeo com quase uma hora de duração, pode ser assistido no canal Você Sabe Quem Cia. de Teatro no Youtube.
BONECOS e cenografia, foram criados por Aline Cotrim. E Diego explica sobre a técnica: “Compreendemos que existem diversos estudos sobre o teatro de bonecos, marionetes e similares. Não teríamos como nos dedicar com afinco no estudo destas técnicas, porém nos deparamos com a ideia de Peter Slaide do ‘jogo projetado’ na infância, onde as crianças usam bonecos, ou brinquedos em geral, para contar uma história. Assim, pensamos que seria algo diferente, parecido com alguns canais do Youtube, mas inovador ao campo teatral. Então, decidimos que iríamos brincar de manipular os bonecos e contar uma história com eles. Pode até ser que existam alguns pesquisadores que tenham alguma denominação exata sobre a técnica, porém usamos desta forma por acharmos mais lúdico e atrativo”
TRÊS ATOS compõem a peça que conta com os personagens: Rosalinda, uma jovem em busca de vingança, na voz de Dâmaris Cogno; Fernando, o cruel mancebo, interpretado por João Victor Soares; Amália, a terrível governanta, com Isabelle Vignol; Georges, o jovem apaixonado, com Diego Carvalho; Eleonora, a noiva enlouquecida, com a atriz Evelin Suchard; Dona Ilsa, a matriarca dos Saint-Marie, com Brenda Seneme; Aristóteles, o débil, com Caio Porciuncula; a narradora é Eduarda Bento.