Diário da Manhã

sexta, 22 de novembro de 2024

Notícias

 Mais recentes

Pelotas terá atividades no Dia Mundial de Combate ao HIV

Pelotas terá atividades no Dia Mundial de Combate ao HIV
24 novembro
09:19 2022

Programação busca informar a população sobre prevenção ao vírus e será realizada no Largo do Mercado no dia 1º de dezembro

A Prefeitura de Pelotas promove, no dia 1º de dezembro, programação alusiva ao Dia Mundial de Combate à AIDS. As atividades, coordenadas pela Rede de Doenças Crônicas Transmissíveis Prioritárias (RDCTP) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), serão no Largo do Mercado Central das 10 às 17h. O objetivo é conscientizar a população sobre a doença e os métodos de prevenção.

Serão aplicados testes rápidos de ISTs (HIV, Sífilis e Hepatites B e C) durante a atividade. A programação também prevê orientações sobre a doença, distribuições de folders, autotestes de HIV e Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) itinerante. Os testes e orientações estarão disponíveis das 10 às 17h e a PrEP itinerante das 13 às 17h.

O evento é organizado em parceria entre a Rede de Equidades, Serviço de Atendimento Especializado em HIV/Aids (SAE) e projetos de extensão PositHIVes, do curso de Psicologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e “O cuidado é o segredo”, do curso de Enfermagem da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

Conheça o método de prevenção

A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) é um método de prevenção à infecção pelo HIV, que consiste no consumo diário de um comprimido que impede a infecção pelo vírus antes mesmo do contato. A medicação, que contém tenofovir e entricitabina, prepara o organismo para enfrentar o possível contato com o vírus e evitar o desenvolvimento da Aids no organismo.

O tratamento é direcionado para qualquer pessoa com o teste de HIV negativo que tenha interesse em tomar o medicamento. A PrEP não protege contra outras ISTs e mesmo quem optar pela medicação deve combinar com outros métodos de proteção, como a camisinha.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções