Susepe realiza primeiro curso de Taser
O Penitenciário (Esp) e o Grupo de Ações Especiais da Susepe (Gaes) realizaram, pela primeira vez no sistema prisional gaúcho, o curso de habilitação do dispositivo eletrônico de controle – Taser. A capacitação teve carga horária total de 11 horas e contemplou 17 agentes penitenciários, entre homens e mulheres.
O curso foi ministrado pelos instrutores Juliano Manuel Moro e Paulo Roberto Farinha Atkinson, ambos do Gaes, e abordou conteúdos pertinentes ao emprego do aparelho. Os servidores aprenderam sobre o conceito de materiais de menor potencial ofensivo, o uso diferenciado da força, princípios da eletricidade no corpo humano, característica e funcionamento da Taser e técnicas de emprego.
Durante a capacitação, os participantes também tiveram a oportunidade de realizar exercícios práticos, tornando-os habilitados a operar a Taser no gerenciamento de crises, controle de distúrbios penitenciários, escoltas, entre outros.
FORMAÇÃO – Também foi promovida a aula inaugural do XII Curso de Formação Profissional de Técnicos Superiores Penitenciários (TSPs).
O curso, que ocorre no prédio da Academia Integrada da Segurança Pública (ACISP), em Porto Alegre, terá carga horária total de 240h/a, com aulas distribuídas em 13 disciplinas, entre teoria e estágio supervisionado. Os eixos principais são: Administração Penitenciária, Saúde e Qualidade de Vida, Segurança e Disciplina, Relações Humanas e Inclusão Social.
As aulas serão ministradas por três servidoras penitenciárias e professores de faculdades, por meio de parceria. “Serão adotados os preceitos políticos e pedagógicos adequados à realidade do sistema prisional”, explicou a coordenadora do curso, a assistente social Christyanne Alves.