Maratona Fotográfica na colônia
Com a temática “A Floração dos Pessegueiros”, a 1ª Maratona Fotográfica de Pelotas levou, em uma de suas etapas, dezenas de pessoas para a Colônia Maciel, na Zona Rural de Pelotas, no último sábado.
A partir daí, foram três dias de buscas por imagens que disputarão o concurso e ganharão, em setembro, a Sala Frederico Trebbi do Paço Municipal numa grande exposição.
Do encontro marcado, às 10h, em frente ao Museu Etnográfico da Colônia Maciel, os fotógrafos partiram para o primeiro registro: a foto que representará o tema principal da maratona, os pessegueiros em flor. Às 13h foram liberados os subtemas “A água na vida rural em Pelotas” e “Acervo dos Museus das Colônias de Pelotas”, para que os próximos passos fossem cumpridos. Já no domingo, no espaço urbano, os 35 candidatos foram convidados a fotografar “Pelotas em preto e branco”.
A segunda-feira foi reservada para o tratamento e entrega dos materiais. Cada fotógrafo, das categorias individual adulto e grupo/família, disponibilizou um CD com quatro fotos, uma de cada tema solicitado. Ainda nesta semana uma comissão de pelo menos três profissionais escolhidos pela Secult será responsável por escolher os 11 conjuntos que farão a exposição.
Entre os dias 15 de setembro e 15 de outubro, os trabalhos estarão expostos para votação em júri popular. Os visitantes da mostra terão direito a uma cédula onde poderão escolher o conjunto de imagens preferido. Os dois trabalhos mais votados de cada categoria receberão prêmios em dinheiro e produtos do Procultura. Também será premiado o produtor rural do pessegueiro que figura na modalidade individual adulto.
É importante ressaltar que só serão levadas à exposição as imagens que, segundo os jurados, obtiverem pontuação superior a 70, julgadas nas quesitos consonância com o tema, criatividade, estética, qualidade fotográfica (técnica) e qualidade informativa.
O resultado final será conhecido às 19h do dia 15 de outubro, quando será finalizada a exposição de fotografias no Paço Municipal.