FGTAS facilita agendamento para o seguro-desemprego
O site da Fundação Gaucha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) foi modificado para facilitar o acesso às informações e o agendamento do seguro-desemprego.
Agora basta selecionar a unidade em que deseja ser atendido e informar nome completo, CPF e telefone para contato.
O agendamento melhorou o acesso ao serviço, organizou o atendimento nas agências e reduziu as filas. De novembro de 2015 a fevereiro de 2016, foram agendados 30.649 atendimentos em todo o estado.
Na data e horário selecionados no agendamento, o trabalhador deve comparecer à agência FGTAS/Sine com o requerimento do Seguro-Desemprego Empregador Web, a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), o termo de rescisão do contrato de trabalho, o termo de homologação ou termo de quitação e comprovante do FGTS (saque ou extrato) para solicitar o benefício.
Em caso de sentença judicial os documentos podem ser dispensados. O prazo máximo para requerer o benefício é de até 120 dias da data da demissão, homologação ou decisão judicial.
O benefício é concedido aos trabalhadores dispensados sem justa causa, que não recebem qualquer benefício previdenciário de prestação continuada, exceto auxílio-acidente, auxílio-reclusão e pensão por morte; e não possuem renda própria de qualquer natureza, suficiente a sua manutenção e de sua família.
O seguro-desemprego só é encaminhado nos casos em que não é possível reinserir o profissional no mercado de trabalho, ou seja, quando não são encontradas vagas compatíveis com o perfil do profissional demitido no Sistema Mais Emprego. O atendimento de encaminhamento do seguro-desemprego pode ser agendado em 125 Agências FGTAS/Sine no estado. Mais informações no site www.fgtas.rs.gov.br