Projeto Cibercultura +50
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) está capacitando pessoas com mais de 50 anos para serem multiplicadores em Cibercultura.
Além de compreenderem o que o conceito significa na atualidade, os participantes também estão se apropriando do uso de tecnologias digitais. São 20 integrantes, vinculados à Associação Beneficente dos Aposentados e Pensionistas de Pelotas (ABAPP).
Dentre as habilidades desenvolvidas pelo grupo, estão leituras com suporte digital – Adobe Reader Conect e a plataforma Minha Biblioteca – e aprendizagem de noções de inglês e espanhol com o software Duolingo. Também está previsto saber identificar e utilizar as principais tecnologias da informação e da comunicação como forma de qualificação para os que desejam ou necessitam retornar ou se manter no mercado de trabalho.
A proposta do projeto é capacitar os participantes para que sejam multiplicadores na formação de outros associados da ABAPP na construção do entendimento da cibercultura.
No primeiro encontro, que ocorreu no dia 16 de março, os aposentados puderam identificar os dispositivos computacionais e a condição de conectividade com a Internet, inclusive o uso compartilhado com pessoas da família. Também combinaram a possibilidade de atividades práticas individuais ou em grupo na UCPel ou em outros espaços com acesso à Internet. Além disso, identificaram um problema ou assunto de interesse para os aposentados, que gostaria de resolver ou conhecer, para que possam ser apoiados com o uso de tecnologias digitais.
As aulas do Cibercultura +50 são realizadas todas as terças-feiras, das 14h30min às 16h30min, até o mês de junho.