REMO DO FUTURO : Trio pelotense traz bronze do Rio
No palco dos Jogos Olímpicos de 2016, na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, três atletas do projeto Remar para o Futuro participaram no final de semana passado do Campeonato Brasileiro de Barcos Longos. A equipe foi composta Evelen Cardoso, 15 anos, Piedro Xavier, 16; e a estreante na competição Shaiane Ucker, 14. O trio representou os realizadores do projeto: Clube Centro Português, Remo Tissot, UFPel (Universidade Federal de Pelotas) e Prefeitura Municipal de Pelotas.
Evelen e Shaiane conquistaram a medalha de bronze na sexta-feira no 2x J. F. (double skiff). No dia seguinte, as meninas competiram em parceria com o Grêmio Náutico União, de Porto Alegre, nos barcos 4- (quatro sem) e 4x (four skiff), conquistando a quarta e a quinta colocação, respectivamente, da categoria júnior (até 18 anos). As atletas do Remar para o Futuro compuseram formação mista com as da GNU: Armanda Delazeri, Lauren Bevilacqua e Laura Canto.
Piedro Xavier competiu juntamente com três atletas do GNU: Lucas Canto, Alex Sandro Passos e João Pedro Roth. Eles chegaram à etapa semifinal na categoria 4x (four skiff), mas não conseguiram se classificar entre os seis barcos que avançaram para a fase final da competição.
O Projeto Remar para o Futuro participou da terceira edição consecutiva do Campeonato Brasileiro, conquistando medalhas e adquirindo experiências. Em abril, Evelen Cardoso ganhou a medalha de bronze no Brasileiro de Barcos Curtos em São Paulo. Na mesma competição, Piedro ficou na quinta posição.
Os apoiadores do projeto são Arroz Emoções, CFC Drive Car, Freedon Veículos Elétricos e Fundo Social Sicredi. Possui ainda convênio com o curso de Fisioterapia da UCPel (Universidade Católica de Pelotas) e com o Grêmio Náutico União, além de contar com o apoio de diversos profissionais voluntários na área da saúde (nutrição; traumatologia; psicologia; professor de pilates, LPO, yoga e musculação), tem como coordenador-técnico Oguener Tissot e a coordenação-geral do professor Fabrício Boscolo Del Vecchio (ESEF-UFPel).