Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

 Mais recentes

COMERCIALIZAÇÃO : Agricultores familiares inauguram nova feira em Pelotas

COMERCIALIZAÇÃO : Agricultores familiares inauguram nova feira em Pelotas
11 novembro
09:40 2020

Na última quarta-feira, 04, nove famílias de agricultorArroio do Padre e Pelotas inauguraram um novo ponto de feira em Pelotas. Fruto da Chamada Pública de Diversificação em ATER, executada pela FLD/CAPA – Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia, a feira permite que as famílias produtoras, que estão em processo de transição agroecológica e diversificando a produção nas suas propriedades encontrem um canal direto de comercialização dos seus produtos.

Segundo o Engenheiro Agrônomo do CAPA, Márcio Morales, que atende as famílias no processo produtivo, auxiliar as famílias na formatação de uma feira era fundamental para a viabilidade da produção e também faz parte da vocação do CAPA que é de auxiliar os agricultores em todas as etapas que envolvem o alimento, desde a sua produção até a chegada na mesa dos consumidores. “Esse grupo surge a partir de um trabalho do CAPA, através da chamada pública da Anater para diversificação em áreas cultivadas com tabaco, então muitos desses agricultores estão na etapa de transição do cultivo do tabaco para a produção de alimentos de forma ecológica. O CAPA tem na agroecologia o cerne do seu trabalho, então essa feira é uma materialização desse trabalho”, afirmou Márcio.

A AGRICULTORA e coordenadora do grupo Serra dos Tapes, Verenice Beiersdorf Weber comemorou a inauguração e relembrou o processo de criação da feira. “Esse processo começou quando o CAPA nos trouxe o projeto de diversificação, o Márcio sempre nos motivava a produzir de forma ecológica, mas tínhamos insegurança quanto a comercialização, daí surgiu a ideia da feira que é uma forma de vendermos os produtos diretamente para o consumidor”, explica Verenice.

A feira, que acontecerá todas as quartas-feiras, levará à população pelotense uma grande variedade de verduras, frutas, legumes, sucos, panificados, temperos, chás, entre outros produtos da agricultura familiar.

PONTO funciona na Av. República do Líbano, às quartas-feiras

A ESTRUTURA da feira agroecológica foi viabilizada com projeto encaminhado pela Comunidade Kilombola do Algodão, através do Programa de Pequenos Projetos, da Fundação Luterana de Diaconia, e prevê ainda a implantação de uma segunda feira agroecológica envolvendo a própria Comunidade do Algodão e outra da Comunidade Kilombola do Monjolo.

SERVIÇO:

  • Feira Grupo Serra dos Tapes
  • Dia: Todas as quartas-feiras
  • Horário: Das 7h às 13h
  • Local: Avenida República do Líbano, esquina rua Júlia Lopes de Almeida (em frente ao antigo supermercado Pois Pois) | Pelotas/RS

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções