Diário da Manhã

terça, 23 de abril de 2024

Notícias

Consulta Popular 2021 recebe 112 mil votos por meio digital

Consulta Popular 2021 recebe 112 mil votos por meio digital
27 dezembro
08:37 2021

A Consulta Popular de 2021 recebeu 112.496 mil votos computados através do aplicativo Colab. Realizado pela primeira vez em uma plataforma digital, o processo recebeu, na primeira etapa, cerca de mil ideias enviadas.

As propostas foram selecionadas e, com base em critérios técnicos como viabilidade de execução, orçamento e competência, foram submetidas à apreciação dos cidadãos com direcionamento automático para a cédula de cada um dos 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) correspondente.

Neste ano, foram disponibilizados R$ 30 milhões distribuídos de acordo com critérios como população da região e Índice de Desenvolvimento Socioeconômico. Um dos destaques da opção pelo aplicativo para realização da Consulta foi a segurança na votação. Como há a exigência de CPF e título de eleitor para realizar o cadastro, a ferramenta possibilita que seja computado apenas um voto por pessoa.

Conforme o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal, o novo formato da Consulta Popular teve um resultado positivo. “A Consulta foi transformada, gerando uma série de etapas novas totalmente digitais, facilitando a participação da população com ideias e sugestões, criando uma forma colaborativa de interação com os cidadãos”, afirma.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções