Crime organizado é golpeado
Ação iniciou na noite de quarta-feira e só foi concluída na madrugada de ontem, envolvendo 80 policiais.
Cinco homicídios foram esclarecidos e seis marginais foram presos. A Polícia também recolheu 50 kg de maconha, 2kg de cocaína, além de 15 armas e objetos roubados
A Delegacia de Homicídios e Desaparecidos e Delegacia de Polícia Regional de Pelotas em conjunto com as demais delegacias da cidade, deflagraram desde a noite de quarta-feira a Operação Águas Claras, visando a repressão a crimes de homicídios e tráfico de drogas. Foram cumpridos 20 Mandados de Busca e Apreensão e cinco de Prisão Preventiva. A ação foi coordenada pelos delegados Félix Rafanhim e Márcio Steffens, com participação de 80 policiais civis.
A operação resultou na apreensão de 50 kg de maconha, 2 kg de cocaína, munições, duas armas de fogo ontem e mais 13 que já haviam sido apreendidas, cerca de R$ 10 mil em dinheiro e celulares. Também foram recolhidos caça-níqueis. Seis pessoas foram presas. Segundo o delegado Félix, titular da DHD, uma das prisões resultou na elucidação de dois homicídios ocorridos no início de setembro, no BairroNavegantes, quando foram mortos Willian de Oliveira Fernandes e Jonathan Vieira Gonçalves. Também foram elucidadas as mortes de Alexandre Fonseca, Izolmar da Silveira e Felipe Ávila.
Para o delegado Regional Márcio Steffens, o momento vivido em termos de violência é de bastante preocupação com a estatística de 100 homicídios, “mas através das operações que realizamos com freqüência queremos mostrar à comunidade que a Polícia está fazendo seu trabalho, pois identificamos autores, prendemos, apreendemos armas e drogas, pois a maioria tem ligação com o tráfico e encaminhamos os procedimentos ao Poder Judiciário.
A investigação de um crime de homicídio demanda tempo e mesmo assim temos conseguido êxito em apurar autorias”, pondera.
Uma guarnição da Guarda Municipal foi acionada na madrugada para averiguar denúncia de ameaça na Cohaduque, no Bairro Fragata, aonde foi encontrado o jovem de iniciais B.A.M., ex-namorado da vítima ameaçando-a, e que investiu contra a guarnição, sendo necessário o uso de uma pistola de condutividade elétrica Spark contra mesmo para contê-lo. Após detido, o acusado foi apresentado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, sendo enquadrado nos crimes de ameaça e perturbação do sossego alheio.
◘ Menor
No início da tarde de ontem, no Pestano policiais militares do 4º Batalhão de Polícia Militar, em patrulhamento, abordaram uma motocicleta e na carona estava um menor de idade, que tinha em sua cintura um revólver calibre 44. O menor infrator foi levado para a Delegacia de Policia de Pronto Atendimento.
◘ Apreensão
Agentes da 3ª Delegacia de Polícia, coordenados pela delegada Walquíria Shirley Meder, cumpriram Mandados de Busca e Apreensão no 5º distrito, Estrada do Umbú, sendo foi recuperado objeto oriundo de furto ocorrido em agosto nesta cidade. No local foi preso M. S. S., de 26 anos, sendo o mesmo conduzido à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento e autuado em flagrante por receptação. A ação contou com apoio de policiais da 2ª Delegacia Polícia.