Desenhos “Uma e Muitas Marias” na Sociedade Sigmund Freud
A partir desta quarta poderá ser visitada a exposição “Uma e muitas Marias”. A autoria é da artista plástica Marlene Abrantes Kerr. A divulgação é do médico Eduardo Devens, que está à frente do departamento de cultura da Sociedade Científica Sigmund Freud. Até 24 de julho, visitação durante horário comercial. O local é o espaço arte Chico Madrid da “Sigmund Freud” – rua Princesa Isabel 280 conjunto 302.
MARIAS – Alberto Coelho escreve: “Marlene Kerr nos apresenta Maria, mãe de Jesus, em muitas faces: da pura dor ao encantamento e a proteção do menino, da doçura à fragmentação, uma espécie de desintegração do corpo físico, como se Maria virasse puro espírito, se diluindo junto às contas do rosário, símbolo do catolicismo.
Na repetição de Maria, a repetição das orações que seguem o rosário. Cada face de Maria uma pérola, cada pérola uma meditação. Da mão que percorre o papel faz-se a linha, esta não está só, traços delicados seguem percursos, desenhos de onde surgem Marias, em rostos e expressões. Sutilezas chamam a atenção para suavidades, ‘sfumatos’, transparências. Assim, aos gestos e ações de Maria, aquela que se dedicou a amar, misturam-se o poder da arte de nos tocar, de nos fazer sentir e ver o invisível”.
E o crítico acrescenta: “Na série de dez desenhos temos um percurso sugerido. Um rosto de Maria dá início a sequência que, ao final, se multiplica em muitos. Estratégia de artista. Experiência e estilos estão envolvidos com o tema das ‘muitas faces’. Marlene, assim como as figuras de Maria que vão aparecendo, também mostra sua multiplicidade. Segue da representação percorrendo a fragmentação da forma; do cânone clássico à liberdade de expressão de quem faz da arte um momento de experimentação com o sensível, com o lado mais potente da vida, com o que está em sintonia com a criação. Sem dúvida, Marlene Kerr, em sua dedicação é realmente uma ‘artista de fé’”.