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EDUCAÇÃO : Audiência para definir sobre a ocupação da 5ª Coordenadoria

EDUCAÇÃO : Audiência para definir sobre a ocupação da 5ª Coordenadoria
19 dezembro
09:09 2016

Protesto aos projetos no País e Estado

Nesta segunda às 14h, acontecerá a audiência de conciliação sobre a ocupação na Coordenadoria Regional de Educação

Por Carlos Cogoy

 Produtos de limpeza, higiene e alimentos. Necessidades dos jovens que estão há quase uma semana, ocupando as instalações da 5ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), à rua Barão de Butuí. As necessidades estão listadas num dos cartazes, afixados na entrada da CRE. A ocupação reúne dezenas de secundaristas, e começou na terça-feira, em protesto à votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 55), no Senado. A iniciativa do governo Temer, que congelará investimentos públicos por vinte anos, está aprovada, porém, estão em curso projetos para alterar a Previdência – idade mínima à aposentadoria passaria a 65 nos -, e a Medida Provisória que desmantela o ensino médio.  Embora a mudança no ensino médio, argumentam os autores, tenha inspiração nos modelos de países desenvolvidos, desconsidera-se que o Brasil não dispõe da mesma base proporcionada pelo ensino fundamental dos países ricos. Assim, capenga na formação fundamental, o jovem chegará ao ensino médio, diante de modelo que fragilizará a formação humanística e cidadã.

CRE ocupação 16 fOCUPAÇÃO reúne estudantes que já estiveram à frente de ocupações no Colégio Municipal Pelotense, IFSul, Dom João Braga, Cassiano do Nascimento, Assis Brasil, Monsenhor Queiroz, Félix da Cunha e CIEP. O grupo informa que está sendo organizado o Movimento Estudantil Secundarista Unificado (MESUP). Na ocupação, os alunos têm se deslocado apenas no térreo da CRE. Conforme asseguram, como é praxe nas ocupações, têm sido mantidas a limpeza e conservação, bem como o zelo pelo patrimônio. Entre as atividades, foram organizadas comissões, e o grupo tem agenda com debates e rodas de conversa. A Ocupação da 5ª CRE recebeu apoio de entidades do movimento sindical, bem como lideranças do movimento estudantil universitário.

MANIFESTO – Durante a semana o grupo divulgou  Carta Aberta do Movimento Estudantil Secundarista Unificado de Pelotas: Na tarde de terça-feira, 13 de dezembro de 2016, os estudantes secundaristas de Pelotas se unificaram contra a PEC 55, contra a Reforma do Ensino Médio, contra a PEC 53, contra a Escola Sem Partido e contra o Pacote de Maldades do Governo Sartori e ocuparam a 5ª  Coordenadoria Regional de Educação, nomeando-a de Ocupação Guilherme Irish. Estamos na luta contra o ajuste fiscal que vem sendo aplicado desde o Governo Dilma e se intensifica no governo ilegítimo de Michel Temer. Nos posicionamos, como sempre, ao lado dos trabalhadores e dos filhos da classe trabalhadora, ou seja, os estudantes, honrando a história de luta que o movimento secundarista de Pelotas historicamente sempre teve. Justamente por reivindicar este passado de lutas, organizamos no presente essa resistência e aproveitamos o momento de convergência do movimento estudantil em nossa cidade para fundar uma frente secundarista: o Movimento Estudantil Secundarista Unificado de Pelotas. Uma frente contrapondo e rechaçando a postura da UMESP, que transformou a nossa entidade estudantil municipal em uma fábrica de carteirinhas, mercantilizando a nossa luta em nome de interesses pessoais, assim como faz a entidade nacional de secundaristas (UBES). Em meio a uma conjuntura política atual de tantos ataques à população brasileira, vimos a necessidade de criar uma frente unificada representando os interesses dos estudantes e enfrentando os governos Temer e Sartori. O MESUP acredita que só a luta muda a vida. A única forma de transformar a realidade é através da mobilização, da organização dos movimentos sociais que representam o povo, sendo essa a base da real democracia. Fora Temer! Fora Sartori!”.

 

REINTEGRAÇÃO de posse foi solicitada pela direção da CRE na quarta-feira. Sexta, oficial de justiça esteve no local e informou sobre a audiência de conciliação marcada para hoje.

 

 

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