Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Estudo “COMO VAI?” inicia entrevistas com idosos de Pelotas

Estudo “COMO VAI?” inicia entrevistas com idosos de Pelotas
20 outubro
08:51 2021

A pesquisa “COMO VAI? Estudo Longitudinal de Saúde do Idoso”, ligada ao programa de pós-graduação em Nutrição e Alimentos da UFPel, está começando nova fase a partir de outubro de 2021. O monitoramento desses indivíduos permite compreender os fatores de risco e os desfechos de saúde na população idosa, elucidando questões relevantes do processo de envelhecimento.

Esta será a quarta etapa do estudo iniciado em 2014 e irá avaliar questões relacionadas à pandemia de covid-19. O público-alvo do “COMO VAI?” é o de idosos não institucionalizados, maiores de 60 anos, residentes da zona urbana na cidade de Pelotas. O primeiro inquérito foi realizado em 2014 no inquérito transversal de base populacional “COMO VAI?” – Consórcio de Mestrado Orientado para Valorização da Atenção ao Idoso. Nessa fase foram aplicados questionários, testes físicos e aferição de medidas antropométricas.

Em 2016 e 2017, foi realizada nova fase de entrevistas telefônicas e domiciliares. A terceira fase do estudo aconteceu de setembro de 2019 a março de 2020, inteiramente domiciliar, na qual foram realizadas as entrevistas, tomada de medidas antropométricas e exames físicos, assim como em 2014.

Na rodada atual, os idosos estão sendo entrevistados dessa vez via telefone, devido a pandemia de covid-19. Além de questões avaliadas anteriormente sobre fatores relacionados à saúde, doença, incapacidade e mortalidade, agora também está sendo avaliada a situação dos idosos durante a pandemia e distanciamento social, em quesitos como atendimentos médicos e odontológicos, uso de máscara, vacinação, entre outros. Também serão avaliadas as atividades físicas e comportamento sedentário e a saúde mental.

As entrevistas estão sendo feitas por alunas da UFPel, e o objetivo é localizar pelo menos 900 idosos pertencentes ao estudo.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções