Diário da Manhã

sábado, 23 de novembro de 2024

Notícias

 Mais recentes

Justiça anula eleição no CAVG

Justiça anula eleição no CAVG
18 julho
09:06 2014

Ricardo Lemos Sainz, ex-diretor da Instituição e autor da denúncia, foi derrotado no pleito realizado em novembro de 2012, mas alegou que houve diversas irregularidades no processo. Em recurso inicial, à Comissão Eleitoral,  ele teve ganho de causa.

O Conselho Superior do IFSul, no entanto, anulou a decisão e em maio de 2013 deu posse a Álvaro Luiz Carvalho Nebel que agora, com a decisão da Justiça, terá de se afastar da direção para que haja novo processo.  Dentre as “irregularidades” apontadas por Ricardo constam que “não teria sido enviada urna para o Polo do Cursos Técnicos do projeto Profuncionário da Rede e-TEC, que acontecem na cidade de São José Do Norte-RS, onde existem duas turmas regulares do CAVG nos cursos técnicos em secretariado e alimentação escolar”.

A eleição realizada em novembro de 2012 para diretor do Colégio Agrícola Visconde da Graça (CAVG) foi anulada pela Justiça, que definiu prazo de 40 dias para a realização de novo processo eleitoral na Instituição. A decisão judicial “atende” ação proposta por Ricardo Lemos Sainz contra o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul).

Ricardo, que já foi diretor da Instituição concorreu ao cargo contra Álvaro Luiz Carvalho Nebel. Perdeu. Mas apontou “diversas irregularidades no processo eleitoral”. Seu primeiro recurso foi dirigido à Comissão Eleitoral, que anulou a eleição. Posteriormente, o Conselho Superior do Instituto anulou a decisão da Comissão e deu posse a Álvaro Nebel, em maio de 2013.

Dentre as “irregularidades” apontadas por Ricardo constam que “não teria sido enviada urna para o Polo do Cursos Técnicos do projeto Profuncionário da Rede e-TEC, que acontecem na cidade de São José Do Norte-RS, onde existem duas turmas regulares do CaVG nos cursos técnicos em secretariado e alimentação escolar”.

O autor da denúncia acatada pela Justiça apontou, ainda, que “não foi colocada à disposição do eleitorado (técnicos administrativos, docentes e discentes) em cada seção eleitoral uma urna para cada seguimento, além de o número de cédulas constantes na urna para diretor-geral do CAMPUS-IFSUL-CAVG, divergir do número de votantes, que assinaram a lista nominal de votação na respectiva seção eleitoral.”

A Justiça decidiu também que o atual diretor, Álvaro Luiz Carvalho Nebel deverá se afastar do cargo durante o processo, ou seja, que o Conselho Superior do Instituto deverá indicar um substituto para o gestor.

Comentários ()

Seções