Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

LIVRO : Fetter Júnior lança biografia

08 março
10:17 2014

Ex-deputado federal e prefeito de Pelotas, Adolfo Fetter Jr.  conta sua trajetória pessoal e política

Livro FetterAdolfo Fetter Jr. precisou de quase 400 páginas para contar a história de sua vida. Vereador, deputado federal por três mandatos consecutivos, secretário de Estado, vice-prefeito e prefeito, Fetter Jr. acumulou funções públicas lutando pela Zona Sul do Estado, em especial pela cidade de Pelotas. Graduado em Administração de Empresas e Agronomia, com mestrado e doutorado na área de Políticas Públicas, Fetter Jr. conseguiu, desde cedo, conciliar a carreira política com a de homem do campo, administrando as terras e a granja da família no interior.

Em Da Vida e Da Política – O que vivi, o que fiz e o que penso, o político e escritor pelotense (membro da Academia Pelotense de Letras) começa seu relato no ano de 1825, com a chegada de seus antepassados alemães (os Vetter, como era grafado na época o hoje aportuguesado Fetter) ao Brasil. A partir daí, apresenta brevemente a história do avô, Adolfo Fetter, o primeiro político da família. Também de forma sucinta, descreve as biografias do pai, Adolpho Antonio Fetter, e do tio, Edmar Fetter, que estabeleceram a tradição política dos Fetter, constituindo-se na segunda geração de homens públicos da família.

No segundo capítulo, o autor dá ênfase à formação de Administrador e Agrônomo, o mestrado, o doutorado, o casamento com Leila Fetter (arquiteta e professora, que também ocupou cargos políticos), a chegada das quatro filhas, o trabalho no campo (na granja da família), o começo da carreira política como vereador e os três mandatos no Congresso Nacional. A maturidade política e suas mais importantes missões são o foco do terceiro capítulo: a Prefeitura de Pelotas, primeiro como vice-prefeito, depois como prefeito interino e definitivo, a reeleição histórica de 2008 e a tarefa de administrar uma das maiores cidades gaúchas pela segunda vez são os assuntos.

Organizado, Fetter sempre trabalhou com registros – relatórios, planilhas e análises – da atuação acadêmica, empresarial e política. De posse desse material, ficou mais fácil escrever os capítulos seguintes, nos quais detalha as principais ações e desafios como prefeito de Pelotas. Nesta parte reveladora do livro, nada fica de fora. O autor mostra os números, as etapas e as prioridades de sua gestão. “Tentei repassar o que pensamos em fazer, como a equipe se mobilizou para atingir os objetivos e os resultados obtidos”, antecipa. De forma didática, com interessantes e reveladores relatos dos bastidores políticos, Fetter Jr. apresenta o que se pode considerar um case de administração pública. Para ele, não existe uma fórmula pronta que se aplique a todas as realidades e circunstâncias, mas acredita que o leitor possa aprender com as suas experiências e inspirar-se para definir o que fazer e como atingir o que se pretende.

O prefácio da obra é da senadora Ana Amélia Lemos, cujo entendimento é de que conhecer a trajetória do ex-deputado federal e ex-prefeito de Pelotas é entender como nascem e prosperam vocações políticas de sólidas convicções. “A biografia de Fetter Jr., influenciada pela realidade política de uma grande cidade gaúcha, mostra um caminho aos que desejam dedicar parte de sua vida à política e à promoção do bem-estar social”, escreveu Ana Amélia.

Da Vida e Da Política – O que vivi, o que fiz e o que penso, é o quarto livro escrito por Adolfo Fetter Jr. (além das monografias de mestrado e doutorado e de diversas publicações em que relata sua atividade parlamentar). O lançamento da obra e a sessão de autógrafos estão marcados para o dia 20 de março, quinta-feira, a partir das 18 horas, na Biblioteca Pública Pelotense. No dia 26, às 18 horas, o lançamento será no Memorial da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Lançamento em Pelotas:

  • QUANDO: quinta-feira, 20 de março, às 18horas.
  • ONDE: Biblioteca Pública Pelotense.

Lançamento de Porto Alegre

  • QUANDO: quarta-feira, 26 de março, às 18 horas.
  • ONDE:Memorial do Legislativo – RS (Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul) – Rua Duque de Caxias, 1029.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções