Diário da Manhã

domingo, 17 de novembro de 2024

Notícias

 Mais recentes

Maior risco de punição contribuiu para redução de acidentes no RS

Maior risco de punição contribuiu  para redução de acidentes no RS
05 setembro
08:58 2016

A redução da sensação de impunidade, com uma percepção maior do risco de ser pego em uma blitz de trânsito contribuiu significativamente para a redução histórica da acidentalidade no Rio Grande do Sul. O diagnóstico foi consenso entre os especialistas que participaram do Seminário Estadual de Segurança no Trânsito, no Plenarinho da Assembleia Legislativa.

PANORAMA do trânsito foi debatido em seminário

PANORAMA do trânsito foi debatido em seminário

Promovido pela Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, o evento reuniu especialistas para debater o panorama do trânsito gaúcho, o papel dos Conselhos Estaduais de Trânsito (Cetrans) e as novas tecnologias para aferição do uso de drogas na condução do veículo (drogômetro).

A redução da acidentalidade no Rio Grande do Sul, de 20 para 16 óbitos a cada 100 mil habitantes/RS, foi tratada em todos os painéis. Horácio Mello, presidente do Fórum dos Conselhos de Trânsito do Brasil (Focotran) citou a experiência da municipalização, que no Rio Grande do Sul está muito à frente do resto do Brasil, com 94% dos municípios exercendo a gestão do trânsito. “No Brasil, hoje temos 4 mil municípios sem gestão de trânsito, onde não há nenhuma punição para as infrações de competência municipal”.

Comentários ()

Seções