MÚSICA : Inclusão social é destaque no 8º Festival Internacional
Não só a promoção da cultura, mas o incentivo à inclusão social é um dos focos do 8º Festival Internacional Sesc de Música. Esta edição, além de levar a música até as comunidades, as torna partes integrantes dos espetáculos.
Grupos infanto-juvenis, formados a partir de projetos sociais de outros Estados, integram a programação ao longo do Festival. São crianças e jovens, oriundos de uma situação de vulnerabilidade social, que têm a oportunidade participar de um dos maiores eventos de música de concerto do mundo. Músicos de Minas Gerais, Piauí, Sergipe e a Orquestra do Areal de Pelotas estão entre os convidados.
FESTIVAL NA COMUNIDADE – Ao longo dos 12 dias de atividades também serão promovidas ações do projeto Festival na Comunidade, com apresentações em locais públicos, periféricos ou em instituições de cunho social. Hospitais, escolas, asilos e centros comunitários recebem concertos especialmente selecionados. O propósito do programa é envolver toda a comunidade, reforçando o papel do Festival como disseminador democrático de cultura, além de formar novos públicos, respeitando a diversidade social. Muitas apresentações do Festival na Comunidade são realizadas pelos grupos de projetos sociais convidados. Confira a programação completa abaixo.
8º Festival Internacional Sesc de Música – O evento ocorre entre 15 e 26 de janeiro, em Pelotas. Com o objetivo de incentivar o desenvolvimento da produção, promover o intercâmbio e a apreciação da música, o Festival conta com 50 espetáculos gratuitos para toda comunidade, além dos 24 cursos disponíveis que vão reunir cerca de 300 alunos de Estados e países diferentes, previamente selecionados. Esta edição também comemora o Centenário do Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas, importante espaço de formação da música de concerto. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/festival.
INGRESSOS – As entradas são limitadas para quem quiser conferir as apresentações que ocorrem no Theatro Guarany, no entanto é necessária a retirada antecipada de ingressos. A organização sugere a doação de 1kg de alimento não perecível – alimentos que serão direcionados a entidades sociais cadastradas junto ao Programa Mesa Brasil Sesc. Cada pessoa poderá retirar um par de ingressos por apresentação, conforme cronograma: dias 09, 10, 11, 12, 15, 16 e 17/01 – retirada de ingressos para espetáculos de 15, 16, 17/01; dias 12, 15, 16, 17, 18, 19 e 22/01 – retirada de ingressos para espetáculos de 18, 21 e 22/01; Dias 17, 18, 19, 22, 23, 24 e 25/01 – retirada de ingressos para espetáculos de 23, 24 e 25/01. Os ingressos serão distribuídos na Bilheteria do Theatro (Rua Lobo da Costa, 489), de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e 13h30 às 18h30.
O QUE É? O Festival Internacional Sesc de Música é um dos maiores da área na América Latina e tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento da produção musical e fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais.
QUANDO? De 15 a 26 de janeiro de 2018, em Pelotas.
COMO? Durante o Festival, no turno da manhã, acontecem as classes (cursos); no período da tarde, os ensaios; e à noite, as apresentações, todas com entrada franca para a comunidade.