Diário da Manhã

quarta, 29 de maio de 2024

Notícias

OBRAS NA CIDADE : UPA Bento em fase de conclusão, no Laranjal, Espírito Santo recebe estrutura de drenagem

OBRAS NA CIDADE : UPA Bento em fase de conclusão, no Laranjal, Espírito Santo recebe estrutura de drenagem
01 setembro
09:05 2017

A prefeita Paula Mascarenhas visitou, o prédio da segunda Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Pelotas, em construção no prolongamento da avenida Bento Gonçalves. O objetivo era verificar pessoalmente a finalização da obra – que está 90% pronta e será importante para a qualificação da saúde pública no município. A expectativa da prefeita é que a Unidade seja concluída até o final deste ano e, sendo prioridade do seu governo, entre em funcionamento no primeiro semestre do ano que vem.

PREFEITA Paula Mascarenhas visitou o local

PREFEITA Paula Mascarenhas visitou o local

A prefeitura pretende fazer um convênio com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que disponibilizaria profissionais para o atendimento da população. “Queremos dar continuidade aos avanços já verificados com a UPA Areal, que em pouco mais de um ano atendeu mais de 70 mil pessoas”, destacou Paula.

Na área de 1.840 m² também será instalada a sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que terá melhores condições de trabalho. O Corpo de Bombeiros recentemente aprovou o projeto do Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI), que poderá ser executado nas próximas semanas. A prefeitura depende ainda que a CEEE aprove o projeto para instalação do gerador, que está em fase de análise.

Até o momento foi concluída toda a parte estrutural, desde o alicerce, paredes em alvenaria, telhado, forros de gesso, instalações hidráulica, elétrica, de lógica e de gases, iluminação, colocação de pisos, aberturas, de azulejos e louças nos banheiros e pintura geral. Resta a colocação de algumas divisórias, paisagismo no canteiro, estacionamento de funcionários (parte dos fundos) e acabamentos finais.

Acompanharam a prefeita, o vice-prefeito Idemar Barz; a secretária de Saúde, Ana Costa; a fiscal da obra, arquiteta da SMS Jaqueline Peglow; equipes da SMS e da Marques Imóveis Construtora e Imobiliária, empresa que executa a obra.

ESTRUTURA   

A Unidade terá seis consultórios, um odontológico (que funcionará das 20h às 8h, horário em que as UBSs estão fechadas), salas de observação adultas e infantis, classificação de risco, exames (eletrocardiograma), inalação, coleta de sangue, raio-x, hidratação e medicação, postos de enfermagem, emergência, dois isolamentos, duas salas de espera, necrotério e outras. A parte administrativa terá vestiários, copa, refeitório, dormitórios, sala de reuniões e escritórios.

Espírito Santo recebe drenagem planejada e mais eficiente

Simultaneamente, trabalhadores começam a pavimentar a avenida

 Novo sistema de drenagem, com três tubos de mil milímetros de diâmetro, assentados sobre laje e que receberão envelopamento (proteção com concreto), no entroncamento das avenidas Espírito Santo, Arthur Augusto e Joaquim Augusto de Assumpção, garantirá mais eficiência à vazão das águas daquela área do Valverde, no Laranjal, em direção ao canal da rua Vinte e Nove.

Espírito SantoAs novas intervenções de drenagem fazem parte do projeto de requalificação da avenida Espírito Santo. O sistema antigo tinha um único tubo, de diâmetro inferior, danificado em diversos pontos e obstruído. “A substituição para tubulação tripla vai beneficiar ainda mais o Valverde”, disse o secretário de Planejamento e Gestão (Seplag), Paulo Morales. Ele explica que o assentamento dos novos tubos sobre uma laje e o envelopamento com cobertura de concreto garantem maior durabilidade, já que o material sentirá menos o peso de veículos, reduzindo-se as possibilidades de danos.

Na própria avenida Espírito Santo, a drenagem também é otimizada. Na lateral do canal e junto aos meios-fios, novas tubulações interligadas por caixas cumprirão a função de facilitar o escoamento. A complementação de todo o sistema será com a troca dos tubos das nove travessias do canal da rua Vinte e Nove. Parceria entre Seplag e Sanep dará conta da obra que prevê a instalação de aduelas (tubos quadrados), com eliminação da tubulação atual, que não é uniforme e está parcialmente comprometida.

Espírito Santo 02O fim dos buracos, do barro e da poeira é realidade em alguns trechos. Equipe da Construtora Pelotense – empresa que executa o projeto de requalificação daquela avenida – trabalham na pavimentação. As duas pistas serão calçadas com blocos intertravados de concreto (unistein), entre as avenidas Senador Joaquim Augusto de Assumpção e Rio Grande do Sul.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções