Patrulha Ambiental da BM já está em nova sede
A Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram-BM) inaugurou sua nova sede, na área do Quadrado, à rua Alberto Rosa, 110 – fruto de parceria entre a iniciativa privada, por meio da Compañia Manufacturera de Papeles y Cartones (CMPC) e da Sagres Agenciamentos Marítimos, e o Poder Público, via Governo do Estado e Prefeitura.
“A parceria entre a CMPC, a Sagres, o Governo do Estado e a Prefeitura é um case de sucesso para ser mostrado para todo o Brasil. Por trás das instituições estão diferença. Reconheço o trabalho de cada um. Agimos para mudar e dar mais qualidade à vida das pessoas”, afirmou a prefeita Paula Mascarenhas na inauguração da sede da Patram.
A requalificação da região foi possível graças a diversas autorias. A Sagres doou as pessoas e são elas que fazem a a área ao Estado, para sediar a Patram, e os contêineres que servem de dependências da sede; a CMPC viabilizou a drenagem; a Prefeitura revitalizou a rua Alberto Rosa, com obras de drenagem, meios-fios, pavimentação asfáltica e de paralelepípedos, ciclofaixa e sinalização.
A CERIMÔNIA DE INAUGURAÇÃO
Após a execução do Hino Nacional, pela banda do 4º Batalhão de Polícia Militar, o diretor geral da CMPC, Maurício Harger, deu início aos pronunciamentos da solenidade. “A parceria é um dos meus propósitos como executivo, empresário e cidadão, pois gera um círculo virtuoso e o aproveitamento dos resultados é compartilhado.”
Herger salientou que a CMPC é uma grande usuária do transporte hidroviário e, com embarque da madeira no Porto de Pelotas, com destino à Guaíba, livra a rodovia de 280 viagens de caminhão carregado por dia. “O Porto local traz êxito e resultados positivos para todos.”
O comandante da Polícia Ambiental do Estado, coronel Kleber Goulart, comentou que “a presença da prefeita Paula Mascarenhas na inauguração da sede da Patram demonstra o compromisso que a Prefeitura tem com a Brigada Militar. O Executivo é companheiro das ações de policiamento, às quais se junta o Comando Ambiental. Seremos sempre parceiros”.
O coronel atribuiu as intervenções na região do Quadrado e a construção da sede da Patram ao compromisso social e ambiental assumidos pela CMPC e pela Sagres, presente com o presidente Marcos Fonseca, e não deixou de lembrar o grande projeto da Prefeitura na área da segurança – o Pacto Pelotas Pela Paz.
A prefeita destacou que a parceria entre a Prefeitura e a Brigada Militar tem trazido bons resultados às pessoas e à cidade. Sobre a CMPC, salientou o grande impacto positivo para Pelotas por meio do Porto, e enalteceu o envolvimento e o trabalho direto da Sagres com a população. “A parceria é um processo significativo de aprendizado e de união de esforços em prol do bem comum.”
Paula lembrou que, com a CMPC e a Sagres, projetos sociais, artísticos e culturais ganharam apoio, estímulo e espaço, e a população recebe a transformação dos investimentos em melhorias para diversas áreas, entre as quais, a da segurança.
Representando o Governo do Estado, o superintendente do Porto de Rio Grande, Fernando Estima, falou sobre desenvolvimento sustentável e atribuiu à CMPC as características de “cadeia produtiva capaz de dar aula sobre maneiras de agregar valor às atividades”. Citou a moradora Zilda, da região do Quadrado, como liderança exemplar de receptividade, de acolhida e de desencadeamento da conscientização da vizinhança quanto às transformações propostas.
O presidente da Câmara, vereador Fabrício Tavares (PSD), destacou que “o dia é de alegria e confirma que a comunidade só tem a ganhar com a parceria do público e do privado – elo gerador de emprego e renda”, e destacou as responsabilidades social e ambiental da CMPC e da Sagres.
PLACA E PRESENÇAS
A Patram, em Pelotas, conta com 22 homens em atividades externas e administrativas, quatro viaturas e quatro lanchas. Com esta guarnição, além das ações inerentes à Patrulha, ainda presta apoio a outras instituições. A prefeita e autoridades descerraram placa de inauguração da nova sede.
A construção da nova sede da Patram muda a realidade da região do Quadrado e requalifica as atividades do órgão de segurança ambiental. Na cerimônia, personagens do Tholl estiveram presentes, assim como autoridades, a exemplo do representante da CMPC-Guaíba, Daniel Andriotti; do coordenador do projeto de revitalização do Porto, Duda Keiber; do comandante da Patram-Região Sul, capitão André Avelino; do representante do Comando da Brigada Militar do Estado, coronel Vitor Hugo Konarzewski; do capitão dos Portos do Rio Grande do Sul, Reinaldo Luiz Lopes dos Santos; do representante do Comando do 9º Batalhão de Infantaria Motorizado, tenente Ismael da Rosa Duarte; do comandante do 4º BPM, coronel Eduardo dos Santos Perachi; do comandante do CRPO-Sul, coronel Ortiz, entre outros.