Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Pelotas pode ganhar ponto para coleta e reciclagem de vidro

Pelotas pode ganhar ponto para coleta e reciclagem de vidro
19 janeiro
08:52 2022

A prefeita Paula Mascarenhas recebeu representantes da empresa francesa produtora de embalagens de vidro, Verallia. O encontro tratou sobre a possibilidade de instalação de Pontos de Entrega Voluntária (PEV), para incentivar ao descarte correto de embalagens de vidro para reciclagem (foto).

A expectativa é instalar em Pelotas cerca de 22 PEVs. A apresentação inicial prevê disponibilizá-los juntamente nos pontos de coleta do Projeto Óleo Sustentável, do Sanep, que transforma óleo de cozinha em produtos de limpeza.

Na reunião, a prefeita lembrou que além do acúmulo de resíduos, os materiais destinados aos aterros geram custos aos cofres públicos e que o Município é parceiro da iniciativa. “Esse projeto é muito bem-vindo para colaborar com a preservação ambiental, conscientização e mudança de hábitos da população”, ressaltou.

Durante o encontro, um dos representantes da Verallia, Etienne Lainé, destacou que a cada 10% de cacos de vidros utilizados na produção, é possível reduzir 5% de CO2 no ar e 2,5% a menos de consumo de energia no processo de fabricação. O próximo passo é a realização de uma reunião de trabalho para viabilizar a possibilidade de instalação destes pontos que serão custeados pela empresa.

Também participaram do encontro o secretário estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura, Luiz Henrique Viana, o deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB), o secretário municipal de Qualidade Ambiental, Eduardo Schaefer, e o coordenador do Departamento de Resíduos Sólidos do Sanep, Edson Plá Monterosso.

SOBRE A RECICLAGEM

O vidro pode ser reutilizado diversas vezes sem perder suas qualidades. Segundo a Verallia, a reciclagem de uma tonelada de cacos economiza em média 1,2 toneladas de matéria-prima virgem, reduzindo a emissão de gases e preservando o meio ambiente.

O primeiro passo para reciclar o material é separar os resíduos ainda em casa, recolhendo garrafas, potes de vidro e demais objetos. Além disso, os cacos não devem estar misturados com terra, pedras, cerâmicas, louças, plástico em excesso ou metais.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções