POLICIAMENTO COMUNITÁRIO : Pelotas já conta com onze núcleos
Policiamento Comunitário inicia hoje
Começa a funcionar hoje às 7h o policiamento comunitário, lançado ontem em solenidade realizada na sede do 4º BPM (Batalhão de Polícia Militar), com a presença do secretário Estadual de Segurança Pública, Airton Michels, autoridades civis e militares e convidados. O projeto contará com dez núcleos que contemplam todos os bairro e vilas, além da coordenação. As unidades irão funcionar com quatro PMs residindo com suas famílias e trabalhando no local. Os grupos estarão equipados, mas atuarão como moradores, participando das ações das comunidades
O secretário Airton Michels disse que, “A reclamação da ausência de polícia em vilas é histórica. Por isso foi criado o policiamento comunitário, para oferecer uma sensação de mais segurança à população dos bairros e vilas, assim como diminuir os índices de criminalidade”, salientou o secretário. Pelotas é a 15ª cidade a ter o projeto, implantado de forma pioneira em Caxias do Sul.
Ainda durante a solenidade foi lançada a Patrulha Maria da Penha, que conta com uma viatura própria para prestar acompanhamento às mulheres vítimas de violência, auxiliando-as na proteção e fiscalizando o cumprimento das medidas protetivas solicitadas ao Judiciário.
PREFEITURA – A política de articulação entre os governos do Estado e do Município está garantindo hoje que as comunidades dos bairros recebam um reforço na segurança com o Policiamento Comunitário. “Estamos dando uma resposta à comunidade nesta demanda por segurança pública”, afirmou o prefeito Eduardo Leite em seu pronunciamento, na manhã de ontem, durante o ato de implantação dos Núcleos de Policiamento Comunitário no Município e da Patrulha Maria da Penha, na sede do 4º BPM.
“A população não entende as competências de cada esfera do governo, e quando enfrenta o problema ela demanda o poder público como um todo”, lembrou o prefeito, ressaltando que nesta área, apesar de não ser uma competência do Município, o investimento será de R$ 300 mil por ano na manutenção da estrutura do policiamento. Eduardo também lembrou outra ação de segurança mantida pelo Município, a Central de Monitoramento por Câmeras, que demanda investimento na ordem de R$ 1 milhão por ano. Além disso, o chefe do Executivo destacou a criação, no inicio deste ano, do Centro de Referência Especializado de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência.
Em abril ocorreu, na SJSS, o curso de Promotor de Polícia Comunitária, que capacitou os 44 policiais militares que atuarão nos núcleos. Cada núcleo, com quatro policiais, abrangerá até 10 mil moradores e receberá uma viatura e equipamento individual – pistola, colete a prova balas, bicicleta, rádio portátil e algemas.
Ainda que o principal objetivo do projeto não seja atacar crimes como tráfico ou homicídios, as estatísticas de onde o programa já foi implementado apontam para uma redução significativa em todos os delitos – em alguns municípios chegou a cair 57% o número de homicídios e 100% o de latrocínios (roubo seguido de morte).
LOCAIS
Os bairros serão agregados, em núcleos, da seguinte forma:
1. Areal, Bom Jesus e Jardim Europa;
2. Pestano, Eldorado e Getúlio Vargas;
3. Santa Terezinha, Cohab Lindóia, Py Crespo e Sítio Floresta;
4. Cruzeiro, Umuharama e Recanto de Portugal;
5. Balneário dos Prazeres e Colônia Z3;
6. Obelisco, Dunas e Vasco Pires;
7. Fátima, Porto, Balsa e Navegantes;
8. Simões Lopes e Padre Réus;
9. Gotuzzo, Cohab Fragata e Verona;
10. Fragata, Guabiroba e Farroupilha;
11. Coordenação.