Diário da Manhã

terça, 30 de abril de 2024

Notícias

Prefeito recebe estudantes da Escola Hipólito Leite

28 abril
09:37 2014
DIRIGENTES e alunos da Escola Ascom/Divulgação

DIRIGENTES e alunos da Escola
Ascom/Divulgação

O prefeito Eduardo Leite e a vice-prefeita Paula Mascarenhas receberam, sexta-feira, no salão nobre do Paço Municipal, um grupo de estudantes da Escola La Salle Hipólito Leite para uma ampla conversa sobre liderança política, participação popular e cidadania, acompanhados pelos diretores da instituição e pelo deputado Catarina Paladini (PSB), que intermediou o encontro.

Os 15 alunos integram o projeto de Liderança Estudantil, desenvolvido pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE) em parceria com o Serviço de Coordenação Pedagógica (SCP) do educandário. Eles foram eleitos pelos 700 alunos da escola como líder e vice-líder de nove turmas de 6º ano à 8ª série do Ensino Fundamental. “Foram 40 candidatos aos 18 postos e eles até gravaram horário eleitoral, expondo os motivos pelos quais deveriam ser eleitos”, conta o diretor Alexandre Souza, que agradeceu pela acolhida e disponibilidade de Eduardo e Paula, “esta é uma experiência ímpar para eles, que vão sair daqui ainda mais motivados para exercer a liderança com responsabilidade”.

Representando o grupo, os alunos Tália Moreira Silveira e Lucas de Oliveira Boeira entregaram aos gestores as principais demandas da comunidade escolar e dos moradores dos arredores – bairros Cruzeiro, Fátima e Navegantes -, o documento resume o levantamento realizado pelos 19 líderes e vice-líderes. “A primeira tarefa deles, depois de eleitos, foi elencar as necessidades prioritárias da comunidade”, explicou Souza. As principais demandas referem-se à infraestrutura e saneamento, segurança, mobilidade e lazer.

“Vou encaminhar às secretarias para que olhem com atenção e busquem atender as solicitações com a maior brevidade possível”, adiantou o prefeito, explicando aos jovens estudantes a complexidade e demora dos trâmites burocráticos, “que impedem que os problemas sejam resolvidos com a velocidade que se gostaria”.

Eduardo , Paula e o Deputado Catarina

Eduardo , Paula e o Deputado Catarina

Eduardo relatou ao grupo o começo de sua vida política como líder estudantil, primeiro como representante de turma, na escola Castro Alves e logo depois no Colégio São José, presidindo o grêmio estudantil e envolvendo-se em trabalhos com ONGs. “Foi quando me despertou o interesse em concorrer à vereança, em 2004, aos 19 anos, mesmo ano em que concorreu o deputado Catarina”, lembrou.

O prefeito salientou a importância de líderes na mobilização tanto dos colegas da escola quanto da comunidade, a fim de conseguir o comprometimento de todos. Paula falou sobre a alegria e a responsabilidade de honrar os votos de confiança, depositados nas urnas, da angústia em não poder dar respostas mais imediatas às demandas e da recompensa, ao ver se concretizarem importantes melhorias nas vidas das pessoas. “Líder não é aquele que fala mais alto, que se impõe. Líder é aquele que é capaz de inspirar e mobilizar pessoas em torno de uma causa. Uma liderança inspiradora gera boas ideias, motiva pessoas e dá o exemplo”, destacou.

Também acompanharam os alunos o vice-diretor Dionísio Oberger e a coordenadora pedagógica Maria Daisi da Fonseca Prietsch.

A Escola La Salle Hipólito Leite está realizando atividades mensais em comemoração ao seu cinquentenário, que será completado no dia 15 de maio.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções