Diário da Manhã

domingo, 05 de maio de 2024

Notícias

QUALIDADE DE VIDA : Atletas reivindicam pista para treinos

27 agosto
09:05 2018

O Executivo municipal tem divulgado que será revitalizada a Praça Palestina. Com recursos do Ministério do Esporte, serão instalados equipamentos de lazer e playground. Nas benfeitorias, também uma pista para caminhadas. Esta alternativa para estimular a qualidade de vida, também poderá ser adaptada para treinos de corrida. Outra possibilidade, é definir a pista no entorno do ginásio municipal, em frente à praça. A ideia é de atletas locais, que dispõem de escassas opções para a prática esportiva. Diante da limitação, os corredores de rua têm de disputar espaço com os veículos. A solicitação já foi apresentada ao vice-prefeito Idemar Barz.

LÍDER comunitário Paulo Coitinho e Andreia Mathias Rodrigues com Idemar Barz

LÍDER comunitário Paulo Coitinho e Andreia Mathias Rodrigues com Idemar Barz

REIVINDICAÇÃO foi encaminhada recentemente, durante edição do “Vice-prefeito”. O encaminhamento foi feito pelo líder comunitário, e ex-superintendente do Desporto e Lazer da Prefeitura, suplente de vereador Paulo Coitinho. Ele foi acompanhado pela atleta Andreia Mathias Rodrigues, ex-presidente da então Associação dos Corredores de Rua de Pelotas (ASCORP). Coitinho, então vinculado ao executivo, foi um dos principais responsáveis pela construção do ginásio municipal. Ele salienta que o ginásio dispõe de estrutura, como banheiros e vestiários, para a logística aos treinos dos corredores.

PISTA – Coitinho acrescenta: “Minha relação com o atletismo pelotense começou em 2011 quando, em contato com a ASCORP, foi possível viabilizar apoio ao deslocamento da equipe local, que participava das etapas do Circuito SESC no Estado. Agora, gostaríamos muito de ver um espaço adequado ao treinamento dos atletas. Assim, solicitamos que, a secretarias afins, seja encaminhada a possibilidade de estudo sobre a criação de raias. E a ideia é que a pista fique no entorno do ginásio. As raias serviriam para treinos específicos dos atletas que participam de corridas e rústicas representando a nossa Princesa do Sul Mundo afora. Pelo aumento do interesse de mais pessoas pela modalidade esportiva, o atletismo, se faz necessário um espaço adequado para o treinamento, pois a divisão de espaços pelas ruas com veículos põe em risco a integridade física dos atletas”

SAÚDE e qualidade de vida através da regular atividade física. A tendência tem se ampliado em cidades médias e grandes do País. Pelotas, observam atletas, ainda não oferece estrutura pública para o treino adequado. Então, diante da perspectiva de uma pista, seria aconselhável que, a exemplo de grandes cidades, até com simples demarcação no solo, seja definido o espaço para a caminhada, e a faixa para corredores.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções