Diário da Manhã

quinta, 14 de novembro de 2024

Notícias

 Mais recentes

Saiba a importância de manter as vacinas das crianças e adolescentes em dia

Saiba a importância de manter as vacinas das crianças e adolescentes em dia
14 fevereiro
16:38 2020

O Ministério da Saúde orienta a vacinação das crianças e dos adolescentes de acordo com o calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e todas as vacinas recomendadas no PNI estão disponíveis gratuitamente nos postos de saúde pelo Sistema Único de Saúde (SUS)

As férias escolares estão terminando e, com a volta às aulas, os pais devem redobrar a atenção para evitar o contágio por doenças que podem ser transmitidas na escola. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda que as vacinas das crianças e dos adolescentes estejam em dia para prevenir casos de doenças de transmissão interpessoal, considerando o convívio em ambientes coletivos, como as salas de aula.

Uma das doenças graves que pode ser transmitida é a meningite meningocócica, uma infecção bacteriana das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo causar sequelas e até mesmo levar a óbito. Até 23% dos adolescentes e adultos jovens podem ser portadores da bactéria causadora da meningite meningocócica e podem transmiti-la para outras pessoas através da saliva e partículas respiratórias, sem necessariamente desenvolver a doença. Por isso é importante a prevenção.

“Dessa forma, além dos próprios adolescentes ficarem protegidos, a vacinação também ajuda a evitar a disseminação da doença para outras pessoas que convivem com eles dentro e fora da escola, como colegas, professores e crianças menores. Além disso, alguns bebês e crianças não podem receber determinadas vacinas devido a alergias graves, sistemas imunológicos debilitados ou outras razões. Para ajudar a mantê-los protegidos, é importante que as outras pessoas e membros da família estejam vacinados também”, afirma Dr. Jessé Alves (CRM 71991 SP), infectologista e gerente médico de vacinas da GSK.

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) possuem calendários de vacinação com recomendações que complementam o PNI, abrangendo também vacinas que atualmente só estão disponíveis na rede privada para a imunização das crianças e jovens.

Segundo o Dr. Jessé, é importante que os pais e responsáveis não deixem as vacinas das crianças e dos adolescentes em atraso. “A imunização é a principal forma de proteção contra diversas doenças sérias e, caso, alguma dose esteja em aberto ou alguma vacina não tenha sido administrada, é importante fazer a atualização da caderneta de vacinação o quanto antes”, alerta Dr. Jessé.

Meningite Meningocócica

                A meningite meningocócica é causada pela bactéria Neisseria meningitidis que possui 13 sorogrupos identificados, sendo que cinco deles são os mais comuns (A, B, C, W e Y).

A vacinação é a principal forma de prevenção contra a doença. Outras formas que podem ajudar na prevenção incluem evitar aglomerações e manter os ambientes ventilados e limpos.

Atualmente, existem vacinas para a prevenção dos cinco sorogrupos mais comuns no Brasil, as vacinas contra a meningite meningocócica causada pelo tipo B e as vacinas contra os tipos A, C, W e Y. A vacina contra os tipos A, C, W e Y, por exemplo, é recomendada nos calendários das sociedades médicas a partir dos 3 meses de idade, bem como para jovens. A vacina para a prevenção da meningite meningocócica causada pelo tipo B é recomendada a partir dos 3 meses de idade pelas sociedades médicas.

Nos postos de saúde, a vacina contra a doença causada pelo meningococo C é disponibilizada para crianças menores de 5 anos de idade e adolescentes de 11 a 14 anos.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções