Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

SESC PARTITURAS : Concerto “De Rio em Rio”

15 setembro
08:41 2021

Quinta às 20h, sonoridade instrumental em live com músicos pelotenses

Por Carlos Cogoy

Paulinho Martins no bandolim

Fernando Leitzke

Clássicos da música instrumental disponíveis no banco de partituras do SESC, com um repertório composto por samba, xaxado, ijexá, choro, valsa, modinha e maxixe. Para a interpretação, talentos locais como Renato Popó (bateria), Negrinho Martins (baixo), e o pianista Fernando Leitzke – radicado no Rio de Janeiro há dez anos. Eles integraram o “Popó & Trio”, que difundiu a música instrumental na região. O grupo estará se reencontrando no projeto Sesc Partituras, com live na quinta a partir das 20h. Em destaque a participação dos convidados: saxofonista Daniel Zanotelli; Paulinho Martins no bandolim. Para acompanhar o concerto, acesse SESC/RS no Youtube, ou SESC Pelotas no Facebook.

Saxofonista Daniel Zanotelli

LIVE – Organizadores acrescentam: “Durante a live, o grupo fará performances coletivas, podendo apresentar diversos formatos, de acordo com os arranjos, a composição e os instrumentos usados. O evento possibilitará o reencontro e o diálogo musical de Popó, Leitzke e Martins que, no passado, desenvolviam projetos e shows de música instrumental em Pelotas e região, como integrantes do grupo “Popó & Trio”. A reunião proporciona uma estética musical peculiar e coletiva, unindo a sonoridade do pianista, que foi morar no Rio de Janeiro, com os timbres da bateria e do contrabaixista, que seguiram no Rio Grande do Sul”.

Baterista Renato Popó

TALENTO – Popó é baterista, percussionista, e também toca vibrafone. Na trajetória musical, caracteriza-se pelo desempenho em variados gêneros, desde o Pop, passando pela música popular, até o jazz. O pianista e violonista Fernando Leitzke, tem tocado com destaques como Eduardo Neves e Rui Alvim. O pelotense idealizou o Candobaile Carioca, que mescla músicas latino-americanas com “sotaque brasileiro e carioca”. Já Negrinho Martins é contrabaixista, arranjador e produtor, com dezenas de gravações e produções na música nativista. Como baixista, acompanhou o irmão Joca Martins, e Luiz Marenco.

Negrinho Martins no baixo

Mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, manteve as ações junto à comunidade gaúcha. Seguindo as recomendações das autoridades, e os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuaram sendo entregues, o que contribuiu positivamente com o cotidiano de milhares de pessoas. Na internet: www.pertodevc.com.br

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções