Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

TEATRO : Coletivo Meiaoito apresenta “Cartão Postal”

07 junho
08:44 2018

Sexta e sábado às 19h30min, espetáculo “Cartão Postal”, com reserva de senha no email: [email protected]

Por Carlos Cogoy

A solidão em cinco narrativas. Num mosaico de ansiedades, angústias e desafios, o encontro num território inusitado. O texto de Julia Spadaccini, será interpretado pelo “Coletivo Meiaoito”, grupo teatral independente que está em atividade há dois anos. Os integrantes acrescentam sobre o espetáculo: “Retratamos cinco personagens em crise com o mundo moderno, que lutam cada um à sua maneira contra a solidão, e que, ao verem suas vidas entrelaçadas pelo acaso, procuram encontrar formas de lidar com a incomunicabilidade e a insatisfação que pesam sobre suas relações”. No elenco do Coletivo Meiaoito: Alice Buchweitz; Brenda Seneme; Gustavo Brocker; Lizi Fonseca; Lucas Galho. Amanhã e sábado, eles estarão interpretando a montagem “Cartão Postal”. As sessões terão início às 19h30min, e o local será o Núcleo de Teatro da UFPel – rua Andrade Neves 1.149. Para assistir, senhas devem ser reservadas no email do grupo: [email protected]

Coletivo está organizado há dois anos e ensaia no Núcleo de Teatro da UFPel

Coletivo está organizado há dois anos e ensaia no Núcleo de Teatro da UFPel

CRISE – Sobre a encenação, Diego Broniszak, que assina o design gráfico, menciona: “Às vezes nos sentimos deprimidos, inconformados. Uma solitude, um vazio qualquer e indistinguível. E ficamos à espera de que algo aconteça. À espera de ser outro para que o novo ressurja de algum modo e nos contamine, nos modifique. Às vezes queremos partir para longe. Queremos descobrir, ficar, mudar ou apenas entrar. Cartão Postal é um experimento que se debruça sobre o texto ‘Os Estonianos’ de Julia Spadaccini. Em meio a diálogos e atravessamentos de vidas, cinco personagens banais são apresentados. Personagens com suas crises existenciais, de relacionamentos, trabalho, que encontram-se num pequeno e inusitado entrelaçamento que os colocarão em sintonia com algo essencial do humano. A simples busca por preenchimentos que saciem a sua vontade de ser feliz”.

COTIDIANO – Lucas Galho, autor da concepção de encenação, acrescenta: “Nesse trabalho em específico, nós focamos na incomunicabilidade que existe nos tempos atuais, onde cada vez mais estamos preocupados em falar sobre nós, e não ouvir o que o outro tem a dizer. As redes sociais e a venda de uma vida perfeita, que é inexistente na realidade, também surge como uma possibilidade de discurso. Estamos cada vez mais deprimidos em ver como a vida do outro é perfeita, e esquecemos de olhar para os pequenos momentos de felicidade que temos. ‘Cartão Postal’ pensa na vida cosmopolita e suas consequências na vida afetiva das pessoas, como a cidade afeta as nossas relações, e como a individualidade em oposição à grandeza das cidades se faz presente em nosso cotidiano”.

COLETIVO Meiaoito surgiu como “uma proposta de criação de um espaço de troca entre artistas pelotenses e da região. Com o intuito de encenar textos contemporâneos, buscamos uma democratização da linguagem teatral, bem como uma alternativa à cena teatral pelotense, que outrora fértil, hoje conta com poucos grupos de repertório produzindo espetáculos na cidade”. Na ficha técnica da montagem: João Victor (sonoplastia); design de luz de Carina Sputnik, Lizi Fonseca e Gustavo Brocker; operação de luz a cargo da Carina Sputnik.

TEATRO NO BRASIL E EXTERIOR na trajetória do diretor e ator Lucas Galho. Natural de Arroio Grande, desde a infância residiu em Pelotas. Na escola, teatro com a professora Jaqueline Nunes. Posteriormente, aprendizado com Flávio Dornelles no Teatro do COP, e Barthira Franco no Teatro Escola de Pelotas (TEP).

Em Pelotas ele participou de montagens do grupo Oficina. No Rio de Janeiro, Lucas participou de cursos e montagens, e foi dirigido por Carlos Leça, Afra Gomes e Leandro Goulart. Em Portugal, cursou estudos artísticos em Coimbra. Retornando à cidade, há dois anos concluiu o curso de teatro na UFPel. Desde então, dedica-se à formação do Coletivo Meiaoito, aberto a persquisas do fazer teatral.

Teatro Cartão Postal LUCAS

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções