Diário da Manhã

quinta, 18 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

TRÁFICO : Recorde na apreensão de drogas no RS

TRÁFICO : Recorde na apreensão de drogas no RS
06 janeiro
08:45 2022

No balanço 2021, também houve aumento em relação às armas recolhidas e veículos recuperados

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), no Rio Grande do Sul, está divulgando o Balanço 2021. Em destaque, conforme os agentes, o recorde histórico na apreensão de entorpecentes.

As operações de combate ao crime da Polícia Rodoviária Federal, durante o ano de 2021, trouxeram resultados positivos para a sociedade gaúcha.

Foram 31,5 toneladas de drogas, quase 200 armas de fogo, mais de 4 milhões de maços de cigarros e quase 16 toneladas de agrotóxicos apreendidos, além de 465 veículos recuperados e 3.290 pessoas presas.

Apreensão em Passo Fundo em agosto

As organizações criminosas deixaram de lucrar mais de meio bilhão de reais com as cargas apreendidas.

DROGAS – A PRF fecha o balanço de 2021 com seu recorde histórico de apreensão de drogas, superando em quase uma tonelada a marca anterior atingida em 2020.

Com destaque para maconha e cocaína, na média foram quase noventa quilos dessas substâncias retiradas de circulação por dia.

Com a quantidade das drogas apreendidas seria possível comercializar mais de seis milhões de papelotes de cocaína, e mais de 59 milhões de cigarros de maconha, o equivalente a cinco cigarros por habitante no Estado.

CONTRABANDO – As apreensões de cigarros e de agrotóxicos contrabandeados também tiveram destaque. São produtos que geram graves problemas de saúde pública, pois possuem em sua composição substâncias muito nocivas aos seres humanos e ao meio ambiente.

Em 2021, a PRF impediu o comércio de mais de quatro milhões de maços de cigarros ilegais e de quase 16 toneladas de agrotóxicos contrabandeados foram introduzidos ilegalmente em solo gaúcho.

ARMAS E VEÍCULOS – Houve aumento de 7% na apreensão de armas de fogo e de 40% na de veículos, que, se roubados ou furtados, foram devolvidos aos donos, e se utilizados para cometer crimes, ficaram à disposição da justiça, sendo muitos deles destinados ao uso por órgãos de segurança pública.

CRIME ORGANIZADO – Considerando apenas as principais drogas, cigarros e agrotóxicos, as ações focadas em criminalidade fizeram com que o crime organizado deixasse de lucrar mais de meio bilhão de reais.

Além disso foram retirados o equivalente a R$7 milhões em dinheiro. As quantias estavam sendo transportadas, sem a procedência identificada.

De acordo com a divulgação da PRF: “Com o profissionalismo de seus policiais e o maior investimento em serviços de inteligência, tecnologias, equipamentos e treinamentos, a PRF prendeu criminosos e combateu o tráfico de drogas e armas, o contrabando e outros crimes, cumprindo sua missão, e causando o enfraquecimento da logística do crime e a descapitalização das organizações criminosas.

APREENSÕES que foram destaque no ano passado: quase 6 toneladas de maconha escondidas sob uma carga de milho de uma carreta em Fontoura Xavier no mês de janeiro; quase meia tonelada de cocaína dentro de um automóvel abordado no mês de agosto em Eldorado do Sul; cerca de 2,3 toneladas de agrotóxicos contrabandeados, encontrados no mês de junho em um caminhão abordado em São Vicente do Sul; mais de seiscentos mil cigarros transportados em dois caminhões escoltados por um carro, todos interceptados no mês de junho em Gravataí; mais de US$100 mil sem procedência na mochila de uma mulher, que viajava em um ônibus abordado no mês de janeiro em Rio Grande.

COMBATE AO CRIME em números:

  • maconha (t) 29,8;
  • cocaína (t) 1,7 ;
  • cigarros (maços) 4,2 milhões ;
  • agrotóxicos (t) 15,7;
  • 198 armas de fogo;
  • 465 veículos;
  • 3.290 presos.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções