UFPEL : Reforçada campanha para uso de canecas entre servidores
Dando sequência às ações da campanha “UFPel mais sustentável” iniciada em 2014, a Coordenação de Gestão Ambiental da Pró-Reitoria de Infraestrutura (CGA/Prainfra) informa que prossegue a distribuição de canecas para servidores. Por ação conjunta com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), a CGA também está auxiliando na distribuição de canecas aos alunos nos RUs.
O objetivo é estimular o uso de canecas individuais ao invés de copos plásticos descartáveis, reduzindo custos e o impacto ambiental destes resíduos, que não podem ser reciclados por conter restos de líquidos.
A coordenadora de Gestão Ambiental, Ana Paula Nunes, lembra que a partir de 8 de junho não haverá mais compra de copos plásticos descartáveis para uso interno. No entanto, ela destaca que as unidades com atendimento direto ao público, nos quais o uso de copos plásticos descartáveis permanecerá, devem entrar em contato com a CGA solicitando continuidade de entrega e informando quantitativo mensal de uso.
Os contatos com a Coordenação de Gestão Ambiental podem ser feitos pelo e-mail [email protected].
DANDO continuidade ao processo de entrega das canecas para uso nos RUs da UFPel, os utensílios foram distribuídos na quarta à noite, no restaurante do Centro, das 18h às 20h, e na sexta-feira serão entregues no almoço no Capão do Leão, das 11h às 14h.
A UFPel abolirá permanentemente, a partir de 5 de junho, o uso de copos descartáveis na Instituição, incluindo os restaurantes universitários. A medida vem sendo adotada progressivamente desde o ano passado, quando começaram a ser distribuídas, entre a comunidade universitária, canecas plásticas para uso pessoal de alunos, professores e técnico-administrativos. A data foi escolhida em função do Dia Mundial do Meio Ambiente, que transcorre em 5 de junho.
A medida faz parte da campanha “Universidade mais sustentável”, que consiste no fornecimento de uma caneca para cada servidor e estudante da Instituição. O objetivo da ação é reduzir custos e o impacto ambiental. A maioria dos servidores e estudantes já recebeu as canecas plásticas em 2014.