Diário da Manhã

quinta, 18 de abril de 2024

Notícias

UFPEL : Videodança do grupo Tatá

UFPEL  : Videodança do grupo Tatá
30 novembro
09:11 2020

“Endless ou esqueci de lembrar” reúne participantes de sete Estados

Por Carlos Cogoy

Quinze participantes, em sete Estados, e dez cidades. Grupo que viabilizou, desde a produção técnica até a interpretação, o videodança  “Endless ou esqueci de lembrar”, cuja estreia aconteceu na programação de encerramento da 6a Semana Integrada (SIIEPE) da UFPel, no dia 27 de novembro. Conforme divulga a professora Maria Falkembach (UFPel), autora e diretora da montagem: “É o primeiro videodança do grupo Tatá, Núcleo de Dança-Teatro do Centro de Artes, sendo produzido totalmente a distância. Criado de modo colaborativo, é consequência  desse momento de pandemia, em que distância e proximidade ganham novos significados”. Com duração de seis minutos, o videodança também pode ser assistido no canal “grupotata” do Youtube. Acesse o link: https://youtu.be/SH7zwXOFSBo

Elenco com participantes de dez cidades

INFINITO – A equipe divulga sobre “Endless ou esqueci de lembrar: “Hoje, esqueci de lembrar que o universo é imenso. A dança pode alinhar corpos a outras estrelas? Respirar no gesto e tracejar nosso próprio infinito? Na parte do infinito que nos cabe, o movimento pinta, entre os gestos, a ponte, a pele. ‘Endless – ou esqueci de lembrar’ traz pro dia-a-dia a nossa relação com os mistérios. Corpos se movem na busca pela conexão com o imenso. A dança teima em corporificar o infinito, mesmo sendo tarefa impossível”.

DESAFIO – A professora Falkembach acrescenta: “Esse trabalho nasce da necessidade e do desafio do grupo em manter espaços de afetividade e criação coletiva. A obra, que tem cerca de seis minutos, é a síntese do trabalho do grupo ao longo do ano, de ensaios através de videoconferências, e explorações de movimento individuais”.

ELENCO, câmera, fotografia, figurino e luz:  Bianca Ascari (Tubarão/SC); Carolina Pinto (Pelotas); Higor Alencaragão (Brasília/DF); Inda Rulio Bajar (Pelotas); Maria Falkembach (Garopaba/SC); Nadyne Uakti (Brasília/DF); Raissa Bandeira da Luz (Garopaba/SC); Sarasvatii Leão (Pelotas e Goiânia/GO); Stephânia Lengruber (Paraty/RJ).

CANÇÃO Endless é criação de Leandro Maia, Chloe Tyghe e Maria Falkembach, com interpretação de Chloe. Arranjo de Leandro Maia. Vozes no videodança: Carolina Pinto; Elza Falkembach (Garopaba/SC); Gonçalo Maia (Pelotas); Higor Alencaragão; Inda Rulio Bajar; Tom Carvalho Falkembach (Curitiba/PR); Nadyne Uakti. Montagem e finalização: Jão Cruz (São José dos Campos/SP); Rayssa Fontoura (Rio Grande); Stephânia Lengruber (Paraty/RJ). Realização do Tatá – Núcleo de Dança-Teatro do CEARTES/UFPel, que foi criado há onze anos, sob a coordenação de Maria Falkembach. Montagens anteriores: Tatá Dança Simões”; “Terra de Muitos Chegares”; “Quando Você me Toca”.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções