Diário da Manhã

sexta, 03 de maio de 2024

Notícias

 Mais recentes

Uma pedalada para valorizar o turismo rural agroecológico

Uma pedalada para valorizar o turismo rural agroecológico
12 março
17:18 2014

Pode parecer estranho, mas é possível uma empresa de pesquisa agropecuária se integrar às atividades de cicloturismo rural e educação ambiental. E é isso que a Embrapa Clima Temperado, em Pelotas/RS, está fazendo. Para isso, está preparando uma ação bem diferente para o seu final de semana:  Programa de Cicloturismo Rural Temático. A iniciativa quer fortalecer a organização dos agricultores agroecológicos, e coletivos temáticos, dispostos a visitar propriedades agroecológicas de base familiar nas localidades da região para que aconteçam com regularidade, de forma ambiental, social, política, cultural e economicamente sustentável. A primeira atividade vai acontecer no Sítio Amoreza, neste sábado e domingo, 15 e 16 de março, no Morro Redondo/RS.

Atividades terão início no dia 15, no Sítio Amoreza

Atividades terão início no dia 15, no Sítio Amoreza

Segundo o pesquisador Joel Henrique Cardoso a ideia é difundir e valorizar a cultura de produção rural familiar de base agroecológica, valorizar as práticas, a paisagem e os produtos rurais, estimular a economia e a valorização do produtor rural.  “Vamos realizar um roteiro agroecológico em 2014 na chamada Serra dos Tapes, incluindo a zona rural de Pelotas, Canguçu, Morro Redondo e Turuçu”, explicou o coordenador do grupo Pedal Curticeira, Leandro Karam. Ele disse que após, será ampliado o roteiro para outros municípios da região onde há agricultores organizados.

O primeiro programa inclui acampamento, palestras, oficinas, banhos de arroio e passeios ciclísticos. A programação foi pensada em quem não está acostumado a pedalar com frequência, então, o deslocamento será primeiramente de ônibus – as bicicletas irão separadamente em um caminhão – e depois,  as pedaladas serão de até 20 kilômetros dentro da propriedade.   Para quem optar por essa escolha terá um custo de 75 reais, incluindo as refeições, o transporte pessoal e o de sua bicicleta. Quem quiser pode ir somente no domingo, e a taxa, será de 35 reais. Os interessados precisam fazer inscrições na JL Casarin.

O projeto é uma promoção conjunta entre o grupo Pedal Curticeira, a unidade de pesquisas e a Associação Regional de Produtores Agroecológicos do Rio Grande do Sul (ArpaSul).

Cronograma de visitação 2014

Data Local da Atividade
15 e 16/mar Acampamento de Abertura do ProgramaMorro Redondo, Sítio Amoreza
06/abr Canguçu, Coxilha dos Campos, Onécio e Cléu
11/mai Pelotas, Colônia São Manoel, Templo das Águas
8/jun Pelotas, Colônia São Manoel, Família Schiavon
14/set Morro Redondo, Rincão da Caneleira, Marcos/Márcia
19/out Turuçú, Alvino
16/nov Canguçu, Comunidade do Remanso, Lia, Haroldo e Renato.
14/dez Encerramento do Programa de 2014Embrapa Sede e Estação Experimental Cascata

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções