Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Projeto Remar Para o Futuro torna-se destaque no envio de atletas para Seleção Brasileira de Remo

Projeto Remar Para o Futuro torna-se destaque no envio de atletas para Seleção Brasileira de Remo
16 janeiro
08:04 2023

Uma política pública aliada à educação e ao esporte, tem transformado vidas de diversos jovens pelotenses. O projeto “Remar para o Futuro”, da Prefeitura de Pelotas, é responsável hoje por tornar a cidade uma referência na prática do esporte. Direcionado aos estudantes da rede municipal de ensino, a iniciativa já trouxe para o município títulos nacionais e internacionais, tornando Pelotas uma das cidades que mais envia atletas para a Seleção Brasileira de Remo.

Por meio das atividades do projeto, jovens como Ana Júlia Ferreira, estudante do Colégio Municipal Pelotense, têm recebido a oportunidade de participar de competições fora do país. Em julho do ano passado, a atleta alcançou a marca de 96% do tempo recorde mundial, garantindo o oitavo melhor tempo da categoria no Campeonato Mundial de Remo Júnior e Sub-23 em Varese, na Itália.

“Eu vou fazer quatro anos já aqui no projeto. Atualmente eu sou oito vezes campeã brasileira e duas vezes vice-campeã sul-americana. É muito gratificante viver tudo isso, faz valer o esforço que a gente tem todos os dias nos treinamentos”, destaca a atleta.

O coordenador técnico e treinador do Remar, Oguener Tissot explica que a iniciativa, além de ter caráter de formação esportiva, visa oportunizar espaços de atuação profissional dentro do remo. “O Remar nasceu em 2015 através dessa parceria com a Prefeitura, a Academia de Remo Tissot, a UFPel e Clube Centro Português. Hoje nós já temos jovens no nível de competição internacional, tornando o projeto uma referência em todo país. Nossa especialidade é formar remadores, ensinando eles a gostar da modalidade e tentando proporcionar esse sonho de representar o Brasil nos Jogos Olímpicos”, afirma.

Com dois processos seletivos ao longo do ano, o Remar abre 15 vagas por semestre para jovens interessados em participar das atividades. Através de palestras, apresentação dos materiais utilizados na prática do esporte e relato de alunos participantes, o projeto vai até as escolas municipais e apresenta a iniciativa voltada para jovens de 13 a 15 anos de idade.

Reconhecimento dentro e fora do país

Diante dos expressivos resultados alcançados pelos alunos, o projeto já enviou 12 atletas para a Seleção Brasileira de Remo, além do coordenador técnico como treinador da equipe. O atleta Davi Perleberg, que ingressou no remo em 2019, conta que em apenas dois anos de projeto já conquistou títulos de expressão nacional.

“O projeto abre portas incríveis que a gente nem imagina. Hoje eu sou bicampeão carioca, campeão gaúcho, bicampeão brasileiro e bicampeão de Jovens Talentos. Com certeza dá pra dividir a vida antes e depois do projeto”, comenta.

O reconhecimento do desempenho dos atletas não se detém apenas aos pódios. Recentemente, após a participação em campeonatos internacionais, as atletas Ana Júlia Ferreira e Helen Belony Centeno, foram contatadas por universidades dos Estados Unidos. As instituições entraram em contato com as remadoras, em razão de suas performances, para discutir a possibilidade de oferta de bolsas de estudo integrais.

Equipe multidisciplinar e parcerias auxiliam para o sucesso do projeto

Para dar suporte às atividades, o “Remar para o Futuro” conta com uma equipe multidisciplinar, envolvendo profissionais da Nutrição, da Fisioterapia, da Odontologia e da Educação Física. O professor de natação Vidal Neto, explica que esse trabalho fora dos barcos, é fundamental para os alunos ingressantes no projeto, visto que muitos ainda não possuem afinidade com a prática de esportes aquáticos.

“A gente desenvolve a natação com eles de forma lúdica. O que a gente realiza é um trabalho muito mais de desenvolvimento mental do que físico, priorizando o desbloqueio do contato com a água e melhorando a performance deles dentro do esporte”, afirma o profissional.

A parceria com diferentes instituições fortalece as atividades desenvolvidas dentro do projeto. A supervisora e instrutora de Yoga, Verônica Diedrich, comenta que o trabalho coletivo entre as diversas frentes é essencial para os resultados alcançados.

“Quando a gente começou em 2015, nós não imaginávamos onde o Remar poderia chegar, a nossa ideia inicial era ficar a nível local, participando de campeonatos municipais e estaduais. Mas pra nossa surpresa, em menos de um ano já estávamos competindo a nível nacional. É muito positivo perceber que a partir dessa unidade entre profissionais e instituições parceiras, a gente consegue fazer o projeto crescer cada vez mais”, destaca.

Uma das parcerias que possibilita a continuidade das atividades dos alunos é com o Clube de Regatas do Flamengo, que recebe os atletas após completarem 18 anos e os inclui na categoria Sub-23. Atualmente sete remadores formados pelo projeto pelontense vivem no Rio de Janeiro e competem pelo clube da Gávea.

Saiba como participar do projeto Remar para o Futuro

O “Remar para o Futuro” é desenvolvido pela Prefeitura de Pelotas em parceria com a Academia de Remo Tissot, Clube Centro Português e Clube de Regatas Flamengo, sob a coordenação geral do professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Fabrício Boscolo.

Gratuito e direcionado para estudantes da rede municipal de ensino, o projeto deve abrir novo processo seletivo ainda no primeiro semestre do ano, conforme retorno das atividades letivas no município. Interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp (53) 98142-7174 ou (53) 98102-4868.

Fazem parte da equipe de profissionais do Remar o professor de remo Maurício Feijó, o preparador físico Gabriel Moraes, o fisioterapeuta e Coordenador do Curso de Fisioterapia da UCPel, Flaviano Moreira da Silva, a cirurgiã dentista, Bianca Santana, os nutricionistas Larissa Braga e Matheus Witch e a auxiliar técnica Adriana Perez.

Por meio do programa “Adote um atleta”, o projeto conta ainda com o apoio de Arroz Emoções, Freedom Veículos Elétricos, Motor Factory, Sicredi e loja Momi Clout.

Fotos:Michel Corvello/ASCOM

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções