Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Z3 ganha nova Praça Olegário Costa

Z3 ganha nova Praça Olegário Costa
06 dezembro
09:15 2021

A tarde deste domingo (5) foi de muita alegria e comemoração na Colônia de Pescadores Z3, em Pelotas. A comunidade ganhou um novo espaço de lazer totalmente revitalizado: a nova Praça Olegário Costa, no coração do bairro, foi entregue à população pela prefeita Paula Mascarenhas. A área de lazer é a primeira do município dentro do conceito da rede Urban95.

A requalificação da praça foi muito bem recebida e bastante elogiada por todos os moradores, especialmente pelas crianças. A jovem Dafne Machado, de 10 anos, brincando em um dos balanços novos não escondeu a alegria. “Agora tá muito legal! Antes eram poucos brinquedos, agora está mais bonito, tem bancos, canteiros, as pessoas vem mais pra cá, mudou muito. Melhorou, é uma praça nova.”

Espaço de lazer entregue pela prefeita Paula Mascarenhas é o primeiro do Município a integrar o conceito da rede Urban95

A satisfação da jovem Dafne e de tantas outras crianças com o novo espaço é um dos objetivos defendidos pela proposta da rede Urban95, adotada pelo Município e bastante defendida pela prefeita Paula Mascarenhas durante sua fala. “Quando a gente viu esse movimento em prol da praça, nós imediatamente buscamos integrar com o projeto Urban95. A ideia é que a gente crie na cidade espaços públicos pensando nas crianças de de 95 centímetros, de cerca de três anos, para que sejam estimuladas, possam brincar, interagir, viver experiências que as tornem mais inteligentes e felizes. Crianças felizes serão adultos melhores, vivendo em harmonia, em paz, que trabalham melhor: a infância é a etapa mais importante do desenvolvimento de uma pessoa e, por isso, uma prefeitura não pode ficar omissa em relação às suas crianças”, salientou Paula.

A chefe do Executivo ainda enumerou as inúmeras ações do Município junto à Z3, como o programa Bairro Empreendedor, que também começou por aquela comunidade, com ações de estímulo e capacitação para abertura de novos negócios. O projeto Start, dentro do Bairro Empreendedor e do Pacto Pelotas pela Paz, direcionados à preparação de jovens e adolescentes para o primeiro emprego, além da obras de infraestrutura com o início da pavimentação da estrada de acesso à Colônia e a iluminação em led que vai atender a todas as ruas da Z3.

Rede Urban95

A Rede Brasileira Urban95, lançada no ano passado, é uma parceria entre a Fundação Bernard Vanleer e o Instituto Cidades Sustentáveis, visando estimular e fortalecer programas e políticas públicas que aliem desenvolvimento urbano sustentável e a primeira infância no Brasil. A iniciativa busca promover mudanças nos espaços públicos e nas oportunidades que moldem os primeiros cinco anos da vida das crianças. Por isso, trabalha com urbanistas e autoridades municipais, lançando o desafio: “Se você pudesse experimentar a cidade a partir de uma altura de 95 cm – a estatura de uma criança de três anos – o que você mudaria?”.

A praça e parcerias

A praça Olegário Costa, que leva o nome de um antigo morador, foi integralmente reformada. A estrutura com cerca de 600 metros quadrados de área foi elevada, teve os canteiros redefinidos, ganhou calçada por toda a volta, novas mudas de árvores e brinquedos. A revitalização foi viabilizada com a doação de recursos da empresária Cláudia Santana, por meio da mobilização da Gesto, Organização da Sociedade Civil Grupo pela Educação, Saúde e Cidadania, e da parceria com a prefeitura. Todo o projeto da praça foi coordenado, voluntariamente, pelas arquitetas Helena Inssaurriaga e Beatriz Gioielli.

O primeiro ato da inauguração foi a assinatura do termo de compromisso de adoção da nova praça pela Gesto, por meio do Programa Adote uma Área Verde, realizado pela Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA). Conforme o coordenador da Gesto, Gilmar Ortiz, a iniciativa partiu da necessidade de atender a demanda da escola de educação infantil mantida pela entidade e da carência da comunidade por um espaço de convivência e lazer mais adequado. “É a realização de sonho, foi um trabalho feito a muitas mãos, especialmente com a dedicação e o apoio da empresária Cláudia, e de todos os órgãos da prefeitura. Todo esse processo é muito significativo pra nós e agora ver o projeto se concretizar é uma realização”, destacou.

Participaram da inauguração o vereador Paulo Coutinho (Cidadania); o gerente do Sesc Pelotas, Luis Fernando Parada; os secretários de Qualidade Ambiental, Eduardo Schaefer, de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel, de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Carmen Roig, de Educação e Desporto, Adriane Silveira, e de Obras, Giovan Pereira; e a coordenadora Executiva do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções