Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

AULAS PRÁTICAS : Odontologia da UCPel realiza 160 procedimentos cirúrgicos

13 setembro
09:03 2018

Cerca de 160 cirurgias odontológicas foram realizadas pelos acadêmicos de Odontologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) no primeiro semestre letivo.

Em aulas práticas das disciplinas de Clínica Cirúrgica I e II, os alunos executaram extrações dentárias, biópsias e remoção de patologias em 72 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

ATENDIMENTOS foram realizados no primeiro semestre

ATENDIMENTOS foram realizados no primeiro semestre

De acordo com o professor responsável pelas cirurgias, Lucas Borin Moura, a extração dentária ainda é um dos procedimentos mais realizados entre cirurgiões dentistas. Por isso, é importante que o estudante tenha uma base consolidada para, no futuro, executar um procedimento menos invasivo e reabilitar o paciente. “O profissional irá enfrentar essa realidade na prática privada e também em serviços públicos”, diz.

Por ser o primeiro ano das práticas, os alunos realizam procedimentos simples. Mas, cirurgias complexas integram os planos do próximo ano de atividades, como a extração de dentes sisos, por exemplo. “Embora executado pelo estudante, sempre há um professor especializado supervisionando e planejando o tratamento em conjunto”, explica Moura.

A acadêmica do 6º semestre, Pãmela Porto, destaca a aplicação prática multidisciplinar das aulas teóricas e a supervisão dos professores no incentivo à tomada de decisões como diferenciais da atividade. “Temos que unir a teoria e prática para solucionar as complicações que surgem ao longo do tratamento do paciente”, completa.

Nesse semestre, os atendimentos prestados pelos estudantes ocorrem nas quintas-feiras e sextas-feiras pela manhã e tarde, no Campus Dr. Franklin Olivé Leite. Antes do tratamento, o paciente passa por triagem e avaliação geral da saúde e do caso. Segundo o professor, o serviço prestado é uma opção a mais para a demanda de Pelotas, com ausência de fila de espera. “Em menos de um mês o paciente é atendido, avaliado e realiza o procedimento cirúrgico, se for o caso”, acrescenta.

O Campus Dr. Franklin Olivé Leite está localizado na Avenida Fernando Osório, 1586. Todo atendimento prestado pela UCPel é gratuito.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções